Como aplicar a nova atualização nos Cálculos Trabalhistas (IPCA-e / SELIC)

3
1284

Com a recente decisão do STF, delimitando que o critério de atualização dos débitos trabalhistas não mais serão realizados pela incidência da Taxa Referencial (TR), mas sim pela variação do IPCA-e na fase pré-judicial e a partir da citação utiliza-se a variação da SELIC, a maior pergunta que recebo dos nossos clientes e alunos é: COMO ENTENDER E APLICAR NOS CÁLCULOS JUDICIAIS ESSE CRITÉRIO?

Sendo que ambos os critérios de atualização são apurados de forma diferente. Vou te ajudar…não é tão difícil assim 🙂

Um ponto que merece ressalva e vai ser ponto de bastante discussão, é que a SELIC engloba juros de atualização monetária, entretando a decisão do STF é omissa nesse sentido, deixando em aberto a possibilidade dos advogados cobrarem juros de mora acrescido da SELIC.

Assim aguardamos as cenas dos próximos capítulos.

www.mhcalculos.com.br
www.escoladecalculos.com.br

Clique aqui para acessar o canal da MH Cálculos no Youtube.

MH Cálculos - Fale com um Especialista
MH Cálculos - Fale com um Especialista

3 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, tem um equívoco grave no seu raciocínio pois não será possível aplicar a taxa Selic acumulada com o juros de mora já que nesse caso ocorreria o "bis in idem" porque a Selic traz embutido tanto juros de mora como a correção monetária. Isso já foi determinado por uma decisão do STJ. A decisão do STF acabou com os juros de mora de 1 % ao mês, mesmo não havendo nenhuma solicitação nesse sentido nos pedidos iniciais.

DEIXAR UMA RESPOTA

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui