TRF4: Sessão solene do Tribunal presta homenagem póstuma ao desembargador Amaury Chaves de Athayde (24/08/2018)

0
891

“A partida do desembargador Amaury deixou uma grande sensação de vazio entre os seus colegas magistrados e os servidores desta corte porque ele era realmente um homem excepcional que a todos conquistava com seu jeito afável, educado e refinado”.

Foi com estas palavras que o desembargador federal Thompson Flores, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), referiu-se ao falecido desembargador da corte Amaury Chaves de Athayde em sessão solene de homenagem póstuma. O evento foi realizado hoje pela tarde (24/8) no plenário do TRF4.

A cerimônia foi acompanhada por magistrados e servidores do tribunal, além de familiares do homenageado. Também estavam presentes desembargadores aposentados, representantes do Ministério Público Federal (MPF), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), autoridades do Poder Judiciário e das Forças Armadas.

Presidindo a cerimônia, o desembargador Thompson Flores falou em nome do TRF4 sobre a memória do homenageado. Após a execução do hino nacional, que abriu o evento, Thompson Flores discursou relembrando a biografia e a carreira do desembargador Athayde.

“Se eu pudesse utilizar apenas uma palavra para descrever a personalidade do nosso colega Amaury, com certeza seria ‘cordialidade’. Essa é uma excelente virtude que um homem deve possuir e o comportamento cordial que dirigia a todas as pessoas que passavam em sua vida era o traço mais marcante desse notável magistrado”, declarou o presidente do tribunal.

Thompson Flores ainda destacou que o desembargador Athayde foi um “sujeito muito calmo que, notadamente, sempre mantinha o seu tom educado, atuando com correição e imparcialidade, exatamente como um bom juiz deve agir”.

A viúva e o filho do homenageado, Julia Patrícia Lima de Athayde e Bernardo Lima de Athayde, também compuseram a mesa do evento. Bernardo ressaltou a importância da cerimônia, dizendo que “viemos aqui recordar os feitos do meu pai não somente como um desembargador, mas também como um ser humano”.

Bernardo também reconheceu que Athayde era “uma pessoa apaixonada pela sua profissão e pela sua atividade, que fez muito por todos e que tinha bastante orgulho de compor esta corte tão importante para o país”.

O presidente do tribunal concluiu a sessão solene agradecendo a presença de todos que “tiraram um tempo dos seus afazeres diários para nos reunirmos aqui, recordarmos a vida de um grande colega e prestarmos um merecido tributo à figura do desembargador Amaury”.

Amaury Chaves de Athayde

O desembargador federal do TRF4 Amaury Chaves de Athayde faleceu no dia 28 de fevereiro deste ano, em Curitiba, aos 72 anos. O magistrado atuava na 1ª Turma Suplementar do Paraná desde agosto de 2017.

Natural de Curitiba, Athayde formou-se na Faculdade de Direito de Curitiba em 1970. Em 1988, ingressou na magistratura federal, tendo atuado nas Seções Judiciárias do Pará e do Rio de Janeiro até a sua remoção para o Paraná, em 1989. Em fevereiro de 1997, foi promovido a desembargador do TRF4, aonde chegou a ocupar o cargo de vice-presidente da corte de maio de 2006 a junho de 2007.

Com informações da assessoria de imprensa do TRF4.

Fonte

MH Cálculos - Fale com um Especialista
MH Cálculos - Fale com um Especialista

DEIXAR UMA RESPOTA

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui