TST: Hábitos alimentares: conheça a importância de inserir frutas e hortaliças na alimentação diária 

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Cerca de 92% dos servidores do TST não comem as cinco porções de frutas e hortaliças que se recomendam por dia

09/08/2023 – Durante a pandemia, muitas pessoas enfrentaram desafios na manutenção de uma alimentação saudável, e os servidores do Tribunal não foram exceção. De acordo com uma pesquisa realizada pelo TST em Movimento, 92% dos servidores afirmaram não consumir as cinco porções diárias de frutas e hortaliças recomendadas para uma dieta equilibrada. 

Frutas e hortaliças são fontes essenciais de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, que desempenham papéis fundamentais na manutenção da saúde e na prevenção de doenças. Além disso, elas contribuem para a sensação de saciedade e auxiliam no controle do peso.

“Cada pessoa é diferente”

A nutricionista Ana Carolina, servidora do TST, explica que não há um tipo de alimentação necessária e que cada pessoa é diferente, por isso a quantidade de cada nutriente é individual. “De modo geral, todos podem se beneficiar incluindo em cada refeição uma fonte de fruta, uma de carboidrato e uma de proteína, assim como boas fontes de gorduras, como azeite, castanhas e nozes, por exemplo”, conta. 

Ana Carolina ainda explica que, para melhorar a rotina alimentar, é importante programar as compras para ter opções mais saudáveis em casa sempre. “Busque ter frutas, castanhas, iogurtes à disposição em casa. Ao cozinhar, faça uma quantidade maior, para que congele em porções e tenha uma opção de refeição pronta e caseira. Ao comprar frutas, escolha algumas, lave-as e deixe-as sobre a mesa da cozinha ou sala, por exemplo. Isso pode estimular o consumo maior de frutas e evitar que a pessoa coma algo sem nutrientes”, explica Ana.

O que comer?

“Com exceção dos alérgicos, intolerantes ou que estejam com hipersensibilidade a algum alimento, não há alimentos que não devam ser consumidos. Mas existem aqueles que podem estar presentes com menor frequência, consumidos em menor quantidade e, se for o caso de não consumi-los, trará enorme benefício para a saúde. Isso não quer dizer que são proibidos. Por exemplo: os alimentos ultraprocessados, que possuem uma lista grande de ingredientes no rótulo, como conservantes e outros”, conta a nutricionista Carolina. 

Atividade física

Alinhar a alimentação com a atividade física pode parecer um pouco difícil. Ana Carolina explica que, para ter uma vida mais saudável, é importante associar atividade física e alimentação, preferencialmente com orientação de profissionais. “O movimento é vital para o ser humano, assim como comer. Então, os dois precisam estar alinhados, estando presentes na rotina sempre”, afirma.  

Mudando a rotina com a alimentação

Luís Viana, servidor lotado no gabinete do ministro Alexandre Ramos, decidiu melhorar sua rotina alimentar após ganho de peso e resultados nada agradáveis nos exames médicos. “Em função da facilidade de alimentos processados e rápidos, todos lá em casa passamos a fazer a refeição da noite com alimentos encomendados por telefone”, explica. “ Daí, a necessidade urgente de melhorar a alimentação e, por acaso, o Tribunal havia lançado o programa Medida Certa durante a pandemia”, relatou. 

Participando, ele decidiu incluir uma variedade de verduras e legumes em todas as refeições. Luís também aumentou o consumo de frutas. 

O poder da alimentação saudável

Luís explica que, após ser incentivado pelo programa Medida Certa a mudar seus hábitos alimentares, ele decidiu contratar uma nutricionista para sua filha. “Essas orientações repassadas para minha filha serviram também para mim e para o restante da minha família. A busca pela alimentação saudável faz parte da nossa rotina”, celebra. 

O servidor conta que a estratégia para manter a motivação está em sempre buscar mais informações sobre os alimentos que revelem ter benefícios, o que o motiva, ainda mais, a consumi-los. Luís explica o que o faz comer de forma prazerosa: a busca de receitas variadas sobre o mesmo alimento para não cair na rotina. 

Alinhando com a atividade física 

“Hoje em dia, além da alimentação saudável, eu foco em melhorar o condicionamento físico com práticas diárias de alongamento e de exercícios aeróbicos”. Luís esclarece que, desde a época do Medida Certa, ele alinhou os dois objetivos. 

Série START

Esta matéria faz parte da série START. A proposta é instituir uma rotina que alie a produção de conteúdo de Comunicação Interna a pautas e temas relevantes sobre a saúde dos colaboradores do Tribunal Superior do Trabalho. Desse modo, o objetivo é produzir conteúdos que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O nome START remete a início de movimento, a atividade física e, também, a atividades de lazer. 

(Dayanne Vieira/GS)

Com informações da assessoria de imprensa do TST.

Fonte

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