A enciclopédia colaborativa detalha o fluxo processual da Justiça do Trabalho de primeiro grau.
O grupo técnico esteve reunido com a ministra no gabinete da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. (Foto: Fellipe Sampaio – Secom/TST)
11/10/2023 – O grupo técnico de atualização e manutenção da Wiki VT, enciclopédia colaborativa que detalha o fluxo dos processos trabalhista na primeiro grau da Justiça do Trabalho, se reuniu, nesta quarta-feira (11), na sede do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, com a corregedora-geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa. Na pauta, o aprimoramento e ampliação do alcance da ferramenta para o público interno da instituição.
A equipe detalhou para a ministra o Fluxo Nacional Otimizado de Procedimentos em Primeira Instância, mais conhecido como Plataforma Wiki VT. O Projeto Wiki foi criado na Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP) e nacionalizado para toda Justiça do Trabalho em 2021. A solução, que descreve e orienta as rotinas das secretarias das varas do trabalho, adota o conceito da Wikipédia, em que a gestão do conhecimento das rotinas é feita de forma coletiva pelos usuários.
Aprimoramento e novidades
De acordo com a ministra, a Justiça do Trabalho está empenhada no aperfeiçoamento e ampliação da ferramenta, além de tornar a Wiki mais conhecida do público interno, dado que a solução tem a finalidade de servir como um instrumento facilitador do trabalho diário de servidores (as) e magistrados (as) no primeiro grau de jurisdição.
“Estamos aperfeiçoando a ferramenta em 1º grau e desenvolvendo esta mesma ferramenta para o 2º grau de jurisdição”, disse. “Ela já integra a Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, como item de exame obrigatório nas Correições Ordinárias nas Varas do Trabalho, e o atual desafio é sua divulgação para que, legitimada por magistrados e servidores, alcance sua verdadeira missão, que é dar celeridade a tramitação dos processos, atendendo o cidadão com a devida efetividade”, completou.
Wiki VT
A Wiki tem como premissa páginas da web cujos conteúdos podem ser editados por múltiplos servidores (as) da Justiça do Trabalho, a partir de fluxogramas das diversas fases do processo nas unidades de primeira instância. A organização de conteúdo é feita por meio da descrição dos rotinas e processos de trabalho, observando os diversos entendimentos jurisdicionais referentes ao processo trabalhista (desde sua distribuição até o arquivamento).
Sob supervisão nacional da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, a Wiki auxilia no alinhamento de rotinas de trabalho por meio de fluxos que condensam informações do processo, de seus movimentos no e-Gestão e no PJe, além de informações relativas aos normativos correspondentes e decisões de mero expediente que representem as melhores práticas dos 24 TRTs do país.
As sugestões enviadas demandam triagem por seis grandes grupos de trabalho:
- Alinhamento da Wiki com o e-Gestão;
- Alinhamento da Wiki com o Fluxo Operacional PJe;
- Desenvolvimento de modelos de despachos e documentos padronizados nacionalmente,
- Suporte e desenvolvimento da ferramenta tecnológica Wiki;
- Regras de negócio das fases processuais; e
- Plano de comunicação.
Wiki na Segunda instância
A partir de 2024, a Wiki integrará os fluxos dos processos no segundo grau. De acordo com a desembargadora do TRT-15 Ana Paula Pellegrina Lockmann, que coordena o grupo técnico de atualização e manutenção da Wiki VT, a ferramenta cada vez mais vai se tornando uma importante ferramenta de trabalho para o quadro interno da instituição, pois, além de está em constante atualização e ser construída coletivamente, contribui para haver menos inconsistência nas rotinas diárias de trabalho.
“A Wiki é um verdadeiro manual eletrônico para esclarecer a operacionalização do processo judicial, as atuais regras do sistema e-Gestão, as normas vigentes e os modelos necessários ao desenvolvimento das rotinas nas melhores práticas”, destaca. “Isso reduz o prazo médio de um processo na vara do trabalho, ou seja, o processo caminha de forma mais célere para o jurisdicionado”, completou.
Desde o lançamento nacional, o projeto Wiki já passou por várias atualizações, com revisão de mais de 300 páginas de conteúdo. A conferência do conteúdo é realizada por um grupo de juízes (as) e servidores (as) da Justiça do Trabalho. “A manutenção contínua e o acolhimento ágil de todas as sugestões permeiam a Wiki”, afirma Vlademir Suato, gerente geral de manutenção do projeto. Segundo ele, a versão de segundo grau está sob os cuidados dos secretários-gerais judiciários dos tribunais trabalhistas e deve ser disponibilizada em breve.
Não conhece o sistema? Acesse o Wiki VT.
(Nathalia Valente/AJ – Com informações do TRT-15)
$(‘#lightbox-mqpb_ .slider-gallery-wrapper img’).hover(
function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 0);
}, function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 1);
}
);
$(document).ready(function() {
var mqpb_autoplaying=false;
var mqpb_showingLightbox=false;
const mqpb_playPauseControllers=”#slider-mqpb_-playpause, #slider-mqpb_-lightbox-playpause”;
$(“#slider-mqpb_”).slick({
slidesToShow: 1,
slidesToScroll: 1,
autoplay: mqpb_autoplaying,
swipeToSlide: false,
centerMode: false,
autoplaySpeed: 3000,
focusOnSelect: true,
prevArrow:
”,
nextArrow:
”,
centerPadding: “60px”,
responsive: [
{
breakpoint: 767.98,
settings: {
slidesToShow: 3,
adaptiveHeight: true
}
}
]
});
$(“#slider-mqpb_”).slickLightbox({
src: ‘src’,
itemSelector: ‘.galery-image .multimidia-wrapper img’,
caption:’caption’
});
});
Com informações da assessoria de imprensa do TST.
Fonte