TRF3: FÓRUM FEDERAL DE AVARÉ/SP REALIZA VISITA MONITORADA SEGUINDO AS NOVAS ORIENTAÇÕES DA OUVIDORIA-GERAL

0
887

Iniciativa faz parte do Projeto“TRF3 de Portas Abertas – Para uma Visão Cidadã”

A 32.ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo, em Avaré/SP, recebeu, no último dia 13, nove estudantes do Curso Técnico em Serviços Jurídicos da Escola Técnica Estadual Professor Fausto Mazzola, no Projeto “TRF3 de Portas Abertas – Para uma Visão Cidadã”, que consiste em uma visita monitorada com o objetivo de apresentar a organização, a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário Federal da 3.ª Região.

Pela primeira vez, a visita foi realizada no Fórum Federal de Avaré, conforme as novas orientações da Ouvidoria-Geral da Justiça Federal da 3.ª Região. Os participantes foram recebidos pelo Presidente da Subseção Judiciária, Juiz Federal Rodiner Roncada.

Na sequência, o Analista Judiciário, Luciano Henrique Paganini Messias, promoveu a apresentação da Instituição, de forma a passar aos estudantes um conhecimento amplo sobre o funcionamento da Justiça Federal.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história da Justiça Federal, sua estrutura, atuação, os princípios institucionais, as competências e as responsabilidades e, ainda, o planejamento estratégico organizacional, o planejamento estratégico de pessoas e as ações de responsabilidade social e ambiental.

Num segundo momento, os estudantes puderam conhecer o dia a dia da Subseção. Foi apresentado o trabalho de cada setor, o fluxo processual, bem como noções sobre o funcionamento do Sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Conheceram, ainda, o quadro de cargos e funções da Vara e, também, o processo de concurso público de servidores e Juízes que trabalham na Justiça Federal. Além disso, assistiram a vídeos institucionais, acerca dos Juizados Especiais Federais, do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3) e acompanharam o julgamento de uma apelação criminal pela 11.ª Turma do TRF3. Logo depois, fizeram a visitação às dependências do Fórum.

Audiência

Os estudantes estiveram presentes a uma audiência sobre aposentadoria por invalidez. Nesse caso, conheceram os procedimentos do rito e o trâmite processual.

Logo após, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com o Juiz Federal Rodiner Roncada que esclareceu detalhes técnicos da audiência e falou sobre a Justiça Federal e a carreira da Magistratura.

A estudante Ana Beatriz Natal de Miranda ficou bastante satisfeita com a visitação. “Essa visita foi uma ótima oportunidade para saber mais sobre a Justiça Federal. O conhecimento adquirido, hoje, vai ajudar muita na minha vida acadêmica e profissional”, disse.

A visita ao Fórum Federal foi organizada de acordo com as orientações contidas na IN nº 3837384 da Ouvidoria Geral da Justiça Federal da 3ª Região.

Conhecendo a Justiça

O Projeto “TRF3 de Portas Abertas – Para Uma Visão Cidadã”, coordenado pela Ouvidoria-Geral da Justiça Federal da Terceira Região, é aberto ao público em geral e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem por objetivo transmitir ao cidadão informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.

Os interessados em participar do projeto na cidade de Avaré e região, podem obter mais informações pelo e-mail [email protected] ou, para agendamento na cidade de São Paulo, acessar o link “Agende uma Visita”, no site do TRF3 ou clicando aqui.
 

Fotos: Subseção Judiciária de Avaré
Estudantes visitam Fórum Federal de Avaré

Com informações da Subseção Judiciária de Avaré

Com informações da assessoria de imprensa do TRF3.

Fonte

MH Cálculos - Fale com um Especialista
MH Cálculos - Fale com um Especialista

DEIXAR UMA RESPOTA

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui