TRF4: Desembargador federal Leandro Paulsen recebe homenagem em Simpósio de Direito Tributário (30/11/2018)

0
2283

O presidente da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Leandro Paulsen, foi homenageado ontem (29/11) no 22º Simpósio de Direito Tributário, promovido pelo Instituto de Estudos Tributários (IET). O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O magistrado teve uma atuação na área tributária ao longo da carreira, é professor e tem livros publicados sobre a matéria.

O evento contou com a participação de estudiosos da área, autoridades e magistrados que foram prestigiar a homenagem ao desembargador Paulsen. A mesa de abertura do evento contou com a presença do presidente do IET, Pedro Augustin Adamy, do presidente do Conselho do IET, Paulo Chaves, e do diretor da Revista de Estudos Tributários (RET), Milton Terra Machado.

A homenagem ao desembargador Leandro Paulsen foi conduzida pelo vice-presidente do IET, Arthur Ferreira Neto. “Sou uma testemunha privilegiada da brilhante carreira e história de vida que Leandro Paulsen traçou. Ele iniciou muito jovem, todos conhecem a sua vasta produção bibliográfica, e é um verdadeiro juiz, pois está disposto a ouvir opiniões mesmo contrárias à sua. Outra característica de Paulsen é a serenidade e discrição, principalmente em um Judiciário midiático que vemos hoje. Deve servir de inspiração na nossa vida profissional e pessoal, pois é uma pessoa justa, transparente e serena” declarou Neto.

Personalidade homenageada do evento, Paulsen recordou sua trajetória dentro da PUCRS e a experiência profissional no campo penal e tributário. “Reconheço a importância do trabalho do IET. Sou membro do instituto e sempre tive um bom ambiente de integração acadêmica, que se dá pelos valores constitutivos das pessoas que integram a entidade até hoje. Que o instituto sirva a um fim comum para todos aqueles que se dedicam ao tema, e não ao engrandecimento pessoal ou profissional de alguém”, declarou.

“Temos que parar de demonizar a riqueza, a atividade econômica e empresarial, e olhar para o lucro de modo positivo, para que cumpra o seu papel na sociedade brasileira. Não podemos confundir o mundo empresarial com o mundo da criminalidade, que deve sempre ser considerada como algo patológico, um ponto fora da curva, algo que não é inerente à atividade empresarial, que anda à margem do Direito e que deve ser combatida para que tenhamos instituições dignas e atividades econômicas em que as regras do jogo valham para todos”, afirmou o desembargador.

Paulsen e o advogado e professor da Universidade Federal de São Paulo (USP) Humberto Ávila coordenaram a palestra Intersecções Entre o Direito Tributário e o Direito Penal, sobre casos de sonegação e fraude.

XXII Simpósio de Direito Tributário

O Simpósio chega à sua 22ª edição, celebrando os 25 anos do Instituto. O evento, que reúne mais de 20 autoridades das áreas de direito penal, civil e tributário, aconteceu nesta quinta-feira (29/11) e segue hoje, no auditório do Prédio 11 (Escola de Direito) da PUCRS.

Com informações da assessoria de imprensa do TRF4.

Fonte

MH Cálculos - Fale com um Especialista
MH Cálculos - Fale com um Especialista

DEIXAR UMA RESPOTA

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui