TST: Tribunal atinge 69,6% de satisfação entre os usuários em 2018

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Entre os advogados, o índice alcançou 73,1%.

De acordo com a Pesquisa de Satisfação 2018, divulgada pela Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do Tribunal Superior do Trabalho (CESTP), o TST foi aprovado por 69,6% dos usuários que utilizaram os serviços do tribunal. Entre os advogados, o índice alcançou 73,1%.

A pesquisa avaliou a percepção dos usuários acerca de cinco temas: atendimento prestado pelos servidores e colaboradores, instalações físicas, prestação jurisdicional, serviços online e comunicação do Tribunal. Os temas são divididos em vários itens. O índice de satisfação do cliente é definido pela razão entre a soma de todas as notas atribuídas a cada tema e o número total de usuários que responderam a pesquisa.

O perfil dos usuários incluiu advogados, partes dos processos que tramitam ou já tramitaram no TST, membros do Ministério Público, estagiários de Direito e outros tipos de relacionamento. No total, 2.704 pessoas de todo o país responderam à pesquisa. São Paulo, com 648 pessoas, foi a unidade da Federação com mais participações na pesquisa, correspondendo a 24% do total. Em segundo vem Minas Gerais (12,6%) e Distrito Federal (10,7%).

Entre os temas avaliados, as instalações físicas do TST atingiram 77,3% de satisfação, seguidas por atendimento prestado (73%), serviços online (71,3%), comunicação (68,4%) e prestação jurisdicional (55,3%).

Serviços online

O item com o maior índice de satisfação na pesquisa pertence ao grupo dos serviços online. O TST Push (serviço de envio do andamento dos processos ou informativos do TST por e-mail) atingiu 82% de aprovação. Outros itens desse grupo também conquistaram boa avaliação dos usuários: a Pesquisa de Andamento Processual, com 77% de aprovação; a Pesquisa de Jurisprudência, com 69%; e a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, com 68%, foram os mais bem avaliados.

Atendimento

Outro tema que obteve destaque entre os itens avaliados foi o atendimento ao público. A atenção e o interesse dos servidores e dos colaboradores alcançaram 76% de satisfação, seguidos por esclarecimento de dúvidas (71%), rapidez no atendimento (68%) e tempo de resposta (60%). A qualidade do atendimento foi reiterada pela advogada Lais de Araújo Montgomery, durante sessão da Segunda Turma do TST, realizada no dia 20 de fevereiro deste ano.  

Na ocasião, ela pediu a palavra para destacar as impressões que teve ao ser atendida pelos servidores do TST. “Não atuo na área trabalhista, vim para fazer uma diligência para uma colega, mas estou impressionada com o trabaho do TST, desde a recepção até o gabinete dos ministros, todos os servidores são exatamente incríveis em tudo,” elogiou. “É para servir de exemplo para todos os outros tribunais,” finalizou a advogada. 

Acessibilidade

O acesso para pessoas com deficiência foi apreciado por 62% das pessoas que responderam o questionário. Vale lembrar que o portal do TST, que atingiu o índice de 69% de satisfação, possui a ferramenta Rybená, software que permite, por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de voz, o acesso ao seu conteúdo de texto para pessoas com deficiências auditivas e visuais ou com outras necessidades especiais, como idosos e disléxicos.

(AJ/TG)




Com informações da assessoria de imprensa do TST.

Fonte

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