A Semana da Memória da Justiça do Trabalho é um evento que integra o calendário administrativo e institucional do TST. É realizado anualmente, por meio da Comissão de Documentação e Memória – CDM, na primeira semana do mês de maio, desde o ano de 2011.
O objetivo desta semana comemorativa é rememorar acontecimentos marcantes ligados ao mundo do trabalho, ao Direito do Trabalho e à Justiça do Trabalho.
Neste ano de 2022, o Tribunal Superior do Trabalho comemora a Semana da Memória da Justiça do Trabalho, que se inicia hoje, dia 2 de maio, com lançamentos de diversas iniciativas, que registram a evolução do trabalho, do Direito do Trabalho e da Justiça do Trabalho, além de fomentar a reflexão acerca de aspectos históricos essenciais para a compreensão do papel da Justiça do Trabalho.
Confira, a seguir, o lançamento da Semana da Memória da JT realizada pelo Presidente do TST e do CSJT, Ministro Emmanoel Pereira, e pelo Presidente da Comissão de Documentação e Memória e Coordenador do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória, Ministro Mauricio Godinho Delgado.
Cronograma de lançamento das iniciativas em comemoração à Semana da Memória da Justiça do Trabalho de 2022:
. Disponível em 02/05/2022: Lançamento da 2ª edição, revista e atualizada, do livro digital “Composições, Biografias e Linha Sucessória dos Ministros do Tribunal Superior do Trabalho”;
. Disponível em 03/05/2022: Lançamento da 2ª edição do livro digital “Bibliografia da História da Justiça do Trabalho: edição comemorativa dos 80 anos de Justiça Social no Brasil”;
. Disponível em 04/05/2022: Lançamento da Exposição Virtual “Ações da Justiça do Trabalho na Pandemia do COVID-19”
. Disponível em 05/05/2022: Lançamento do Manual de Conservação, Preservação e Restauração Documental; e divulgação dos anais eletrônicos do Simpósio Internacional “Primeiro de Maio: pilares e desafios das relações trabalhistas contemporâneas”
. Disponível em 06/05/2022: Lançamento do Labor-Arq e divulgação da edição extra da Revista do TST comemorativa dos 80 anos da Justiça do Trabalho.
Com informações da assessoria de imprensa do TST.
Fonte