Nesta tarde (22/5), o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Thompson Flores, recebeu a visita do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR), desembargador Mozarildo Monteiro Cavalcanti, e do corregedor-geral de Justiça do TJRR, desembargador Almiro Padilha. O encontro aconteceu no Gabinete da Presidência da corte.
As tecnologias desenvolvidas pelo TRF4, como o Sistema Eletrônico de Informação (SEI) e o eproc, foram elogiadas pelos visitantes. “É de conhecimento geral que o TRF4 tem se mantido na vanguarda nacional em diversos setores, com destaque aos sistemas de Tecnologia da Informação”, ressaltou Monteiro Cavalcanti.
Thompson Flores agradeceu pela visita institucional e pelo entusiasmo demonstrado pelo TJRR nos avanços tecnológicos do TRF4. Os representantes do Poder Judiciário de Roraima apontaram que têm como interesse “aprimorar a prestação jurisdicional do estado”.
SEI
O SEI foi totalmente criado por servidores do TRF4 em 2009 e hoje é usado por mais de 400 órgãos públicos em todo o país. Só no Poder Judiciário são mais de 40 instituições.
O direito de uso do SEI é cedido gratuitamente e permite a gestão eletrônica e simultânea das atividades administrativas, sem uso de papel, com a atuação dos setores envolvidos em tempo real, promovendo agilidade, sustentabilidade e economia de recursos. Atualmente, já são cerca de 2 bilhões de reais economizados pelos órgãos que seriam gastos somente com a compra de sistemas.
No meio eletrônico, os procedimentos estão sistematizados e disponíveis para consulta. Isso significa menos burocracia e mais celeridade.
Eproc
O eproc permite a troca de informações com sistemas de outros órgãos públicos, como INSS, AGU e MPF. Essas instituições podem acessar as informações processuais e enviar petições (iniciais e incidentais) junto ao eproc a partir de seus próprios sistemas internos, propiciando economia e comodidade aos seus usuários.
O sistema começou a ser utilizado em 2003, inicialmente nos Juizados Especiais Federais dos estados do Sul. Já em 2010, passou a ser usado em todas as matérias e graus de jurisdição, da primeira instância ao TRF4.
Mozarildo Monteiro Cavalcanti (E), Thompson Flores e Almiro Padilha (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)
Encontro ocorreu no Gabinete da Presidência (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)
Com informações da assessoria de imprensa do TRF4.
Fonte