Algumas expressões como “fazer o bem sem olhar a quem”, “fazer o bem faz bem”, e tantas outras, podem muito bem definir o trabalho voluntário:
“é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte-se a favor do serviço e do trabalho em prol de quem precisa, feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro. O voluntário ajuda a construir uma sociedade mais justa e igualitária.”
Atualmente o Brasil conta com 6,5 milhões de voluntários, isso representa 3,9% da população com 14 anos ou mais de idade no país.
O voluntariado surgiu há muito tempo e consistia principalmente na ajuda com dinheiro, roupas, alimentos e alojamentos para os mais necessitados: pessoas doentes, idosos, pessoas com deficiência e órfãos. No passado, as ações então eram de caráter assistencialista.
Com o passar do tempo o conceito se modernizou e as ações foram tomando novas formas, adotando ferramentas e evoluindo para programas complexos que buscam atuar na raiz dos problemas sociais. O caráter dos programas de voluntariado vem se tornando de desenvolvimento e empoderamento de grupos.
Vale citar que com a evolução tecnológica dos últimos séculos a produtividade do ser humano aumentou, assim como a pressão por resultados cada vez melhores. De forma que duas em cada três pessoas afirmam já ter pensado em participar de ações voluntárias, porém nunca participaram. Mas porque isso acontece? Listamos três motivos hipotéticos:
- Quando não estão trabalhando ficam com suas famílias, fazendo outros afazeres ou descansando;
- Pois não tem tempo disponível para participar de ações;
- Ou então porque não sabem como ajudar.
Se você se enxergou ou passou por alguma dessas situações não se preocupe, a boa notícia é que cada vez mais empresas estão estruturando programas de voluntariado e incentivando seus colaboradores a utilizar seu tempo e conhecimentos com o objetivo de impactar a sociedade. As empresas fazem isso pois é algo bom para a sociedade e igualmente benéfico para os colaboradores.
Provavelmente você já ouviu falar daquela crença popular de que: “o que você faz de bom para o outro volta em dobro pra você”. E veja só, alguns estudos vêm mostrando que essa crença é verdadeira.
No estudo realizado pela Ação Social para Igualdade das Diferenças (ASID Brasil), em 2016 com 773 respostas, os voluntários afirmaram que ao participar das ações desenvolveram:
- Trabalho em equipe – 14,9%;
- Organização – 11,6%;
- Proatividade – 11,4%;
- Comunicação – 10,7%;
- Relacionamento interpessoal – 10,1%;
- Planejamento – 8,29%.
Um outro estudo, realizado com gestores de empresas, mostra a tendência do voluntariado em desenvolver os colaboradores e gerar comportamentos positivos:
- 45% dos gestores entrevistados acreditam que a participação em ações voluntárias resulta na capacitação e no aumento da motivação dos funcionários;
- Além disso, 73% acreditam que é positivo os colaboradores participar de ações durante o expediente;
- 89% consideram que o voluntariado empresarial faz a pessoa ser um profissional melhor.
Um outro dado salta aos olhos, os colaboradores que participam de ações de voluntariado são 16% mais engajados que os demais. Isso é muito interessante, pois eles se engajam com o voluntariado e, também, com seu trabalho.
E agora, você consegue perceber que o voluntariado é muito mais do que você poderia imaginar? Gera o empoderamento da sociedade, o desenvolvimento dos voluntários e, ainda, colaboradores mais engajados.
Quer conhecer algumas histórias das ações voluntárias realizadas pela ASID com empresas e instituições? Baixe nosso relatório de impacto:
Referências:
- Pesquisa da ASID Brasil, com 773 respostas de voluntários de empresas
- Além do Bem – do Bank of América e Santo Caos
- Guia trabalhista, o que é voluntariado?
- História do voluntariado
- O Globo, Brasil tem 6,5 milhões de voluntários
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Visite o site asidbrasil.org.br e conheça mais sobre a ASID Brasil.
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