Conheça os 7 tipos de acessibilidade

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Conheça os 7 tipos de acessibilidade

Cada deficiência e contexto social requerem adaptações e modificações únicas para que todas as pessoas possam usufruir de oportunidades. Uma pessoa com mobilidade reduzida requer uma acessibilidade diferente do que uma pessoa com deficiência visual, por exemplo. Assim, há diferentes formas de fornecer ferramentas e recursos para uma vida autônoma na medida do possível.

O que é a acessibilidade?

A Lei 10.098, de 19 de Dezembro de 2000, estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade. Nesse sentido, a acessibilidade é definida, nas seguintes palavras:

“possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.”

A partir dessa definição mais genérica, diferentes tipos de acesso podem ser encaixados. É provável que uma das mais lembradas seja a acessibilidade arquitetônica, bem como a instalação de rampas em locais para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. Com esse tipo de recurso, o direito de ir e vir pode ser usufruído com segurança e autonomia, conforme descreve a Lei.  Com essa definição em mente, você conhecerá os 7 tipos de acessibilidade nas linhas abaixo. A base para a escrita do presente artigo é o texto “Conheça 7 tipos de acessibilidade para tornar nossa sociedade mais inclusiva” do blog da Fundação Dorina Nowill para cegos: 

    1. Acessibilidade atitudinal: são atitudes inclusivas. É dizer “não” para os preconceitos e o capacitismo. Ações no cotidiano como falar “pessoa com deficiência” e não “deficiente” e evitar o sentimento de pena são exemplos.

    2. Acessibilidade arquitetônica: é a instalação de estruturas para adequar espaços e evitar barreiras físicas em residências, espaços privados ou públicos. Rampas, elevadores e banheiros adaptados são exemplos.

    3. Acessibilidade metodológica: é a acessibilidade pedagógica. O foco é a adaptação de metodologias e recursos para a inclusão e facilitar o entendimento. Textos em braile, por exemplo, possibilitam a compreensão do conteúdo pedagógico pelo aluno com deficiência visual. Esses métodos podem ser empregados em ambiente laboral e na adequação de postos de trabalho para colaboradores com deficiência.
    4. Acessibilidade instrumental: é a superação de barreiras para o uso de utensílios, ferramentas e objetos em ambientes escolares, corporativos ou de lazer. Um exemplo é quando a pessoa com deficiência visual tem acesso a um software de leitor de tela para usar o computador.
    5. Acessibilidade programática: é o compromisso em adequar normas, leis e regimentos às necessidades das pessoas com deficiência. Exemplos são a criação da Lei 13.126/2015, a Lei Brasileira de Inclusão e a Convenção da ONU sobre direitos com deficiência.

    6. Acessibilidade nas comunicações: Exemplos podem o uso de língua de sinais, a presença de intérprete de libras e  audiodescrição de imagens como filmes, fotografias e eventos em geral. É uma comunicação para todas as pessoas.

    7. Acessibilidade natural: é a retirada de barreiras impostas pelo próprio meio ambiente. Um cadeirante precisa de uma trilha adaptada, pois pode encontrar dificuldades para se deslocar em vegetação irregular.


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