A EDP tinha um objetivo: criar uma cultura organizacional inclusiva. Dessa forma entrou em contato com a ASID e a partir daí nasceu o projeto + Inclusão EDP. Portanto, o projeto teve como missão fomentar e fortalecer a cultura de diversidade e criar um mecanismo padrão para realizar a contratação de pessoas com deficiência (PcD).
Sobre o projeto
Para alcançar seu propósito, o projeto foi elaborado contendo algumas etapas. Assim a primeira delas foi apresentar a proposta para os líderes da empresa para assim sensibilizar, engaja-los ainda mais na causa e conquistar sponsors internos.
Logo em seguida, deu-se início ao diagnóstico de inclusão na empresa. Nesse sentido a etapa foi realizada para entender como os colaboradores enxergavam a importância da inclusão e verificar se estavam preparados para receber PcD na equipe.
Assim alguns critérios de avaliação utilizados foram: complexidade das atividades, rotina de trabalho e desempenho profissional. Dessa forma foram feitas entrevistas com colaboradores das mais diversas localidades, setores e cargos.
Palestras de sensibilização
Como forma de apresentar o potencial das PcD aos colaboradores, começar a quebrar o viés inconsciente e trabalhar a inclusão atitudinal foram realizadas palestras em diferentes localidades. Para esse momento convidamos também o Gabriel – um jovem cheff de 22 anos que fundou a Downlícia. Ele contou sua história inspiradora e distribuiu deliciosos brigadeiros aos participantes no final de cada apresentação.
Workshop e vivências na causa
Em paralelo as palestras, aconteceu o workshop Quebrando as Barreiras. Com o objetivo de empoderar lideranças da EDP quanto a inclusão. Isso foi feito de forma prática e interativa, focando nas barreiras identificadas na etapa de diagnóstico.
Os líderes também participaram de várias outras dinâmicas. Uma delas foi o “Café Sensorial”, em que eles entraram em contato com condutas e situações específicas que dizem respeito a diferentes tipos de deficiência. Durante o café foram trazidos à tona fatos e especificidades. Como por exemplo a diferença entre deficiência intelectual e doença mental.
Para finalizar e apoiar o projeto foi criado um Comitê de Instituições. Ou seja, a união de algumas instituições da Rede ASID. Em síntese, ao longo do projeto as instituições do comitê auxiliaram a EDP com o papel de tirar dúvidas e apoiar a criação do processo de inclusão de PcD na empresa. Dessa forma, sempre que a empresa abrir vagas com potencial de inclusão poderá em contato com as instituições do comitê para ter acesso a candidatos.
Guia de inclusão
O guia foi elaborado para engajar todos os colaboradores nessa nova cultura organizacional e deixar registrado o processo padronizado de recrutamento e seleção na empresa. Em resumo, este guia conta com conhecimentos sobre diversos tipos de deficiência, dicas sobre como manter uma boa comunicação no dia a dia, entre outros.
Para a ASID, apoiar uma empresa como a EDP a criar uma cultura organizacional inclusiva é uma grande oportunidade. Pois isso aproxima o objetivo de construir uma sociedade inclusiva.
Afinal, uma cultura organizacional inclusiva gera resultados positivos para todos os envolvidos e a sociedade.
Resultados
- 130 gestores capacitados
nos workshops e vivências - Mais de 400 colaboradores
sensibilizados na causa - 11 instituições para
pessoas com deficiência especializadas parceiras - 5 pessoas contratadas e
retidas
Ficamos muito satisfeitos e felizes com o resultado do projeto no que se refere à sensibilização dos colaboradores e gestores, bem como a rede criada entre as empresas do Grupo e Entidades de varias localidades! Apesar do mapeamento cultural da empresa sobre o tema, estamos avançando mais alguns passos para alcançarmos um nível de inclusão orgânico – nosso desejo ao longo desses próximos anos.
Hernandez Garcia – EDP
Quer conhecer algumas histórias das ações realizadas pela ASID com empresas e instituições? Baixe nosso relatório de impacto:
O post Saiba como construir uma cultura organizacional inclusiva apareceu primeiro em ASID Brasil.
Visite o site asidbrasil.org.br e conheça mais sobre a ASID Brasil.
Fonte