O marketing relacionado a causas para empresas

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O Marketing Relacionado a Causas (MRC) para empresas é uma importante estratégia. Pois empresas tem a oportunidade de impactar seus consumidores e colaboradores, engajando-os em prol de uma causa. Dessa forma atrelando sua marca a ações de impacto social.

Entendendo o contexto
  • Pesquisas mostram que o fato de uma marca estar atrelada a uma ação de MRC impacta na decisão de compra dos consumidores. Dessa forma são percebidos benefícios em termos de divulgação na mídia, que possibilitam atingir potenciais consumidores.
  • O MRC gera a união dos colaboradores por uma causa. Com isso, os colaboradores da empresa vestem a camisa. Em resumo, ajudando cada qual a sua forma,  motivados em atingir o resultado planejado. Assim os principais resultados são em termos de satisfação da equipe e retenção de talentos.

Para a instituição beneficiada pela ação os principais retornos são em relação a arrecadação de recursos financeiros. Assim como na disseminação da marca e da causa que defende.

  • Os recursos financeiros possibilitam que a instituição mantenha suas atividades. Ou seja, melhorando a qualidade de atendimento e até mesmo de ampliar seu impacto.
  • A publicidade envolvida em uma campanha de MRC gera grande visualização. Em resumo disseminando a marca da instituição para o público em geral e os principais aspectos da causa em que atua.
Tipos de ação

O ponto que une essas empresas e instituições em uma campanha é o MRC. Desse modo, as ações são criadas unindo a cultura da empresa e os objetivos de uma instituição. Alguns dos modelos utilizados são:

Você Sabia?
O Marketing Relacionado a Causas para empresas surgiu nos anos de 1980. Em resumo a primeira ação de reconhecimento mundial foi feita pela American Express, em prol da renovação da Estátua da Liberdade. Dessa forma a cada compra feita utilizando o cartão da marca 5 centavos eram automaticamente doados. Em resumo a ação foi um sucesso e resultou em 1,7 milhão de dólares doados para o projeto. De modo que o uso do cartão aumentou em 28% durante a campanha.

Acesse também:
Resultado junto aos consumidores e colaboradores da empresa

O MRC atua nos pilares consumidores, colaboradores e impacto social.

  • Entre 73% e 83% dos consumidores afirmam que estariam dispostos a mudar de marca para aquelas que realizam ações de MRC
  • 48% deles já mudaram de marca, aumentaram o consumo ou experimentaram novos produtos
  • 68% solicitam que mais empresas se envolvam em ações de MRC
  • Publicidade paga e espontânea que pode atingir o público, chamando a atenção de influenciadores, fortalecendo a marca e atingindo potenciais consumidores

Desta forma, é interessante destacar que pode influenciar no reconhecimento como uma marca socialmente responsável e no aumento da procura do produto/serviço. Do mesmo modo, um fator de atenção para as empresas é não realizar ações de Marketing Relacionado a Causas para empresas após um momento de crise ou para recuperar sua reputação. Pois isso na verdade pode impactar negativamente junto aos consumidores.

  • 87% dos colaboradores afirma que uma empresa que desenvolve ações em prol da sociedade e da comunidade é uma boa empresa para se trabalhar
  • Aumento da satisfação e da lealdade dos colaboradores
  • O MRC é uma forma eficiente de marketing interno
  • Engajamento do time por uma causa
Resultados

Em síntese, realizar ações de MRC pode resultar na diminuição da taxa de turnover dos colaboradores. Ou seja, com impacto nos custos de rescisão, contratação, treinamento e retenção.

Dessa forma, a campanha de MRC deve ser atrelada a estratégia da empresa, com a figura do Fundador/CEO/Diretor Executivo como personagem de disseminação da campanha internamente. Pois o engajamento de líderes gera resultados além das expectativas do que quando liderado pelo middle management.

  • Arrecadação de recursos financeiros, que possibilita perpetuar e colocar em prática novos projetos da instituição beneficiada
  • Disseminação da marca
  • Sensibilização a respeito da causa

Dessa forma, a prestação de contas quanto ao valor financeiro arrecadado e a divulgação do repasse à instituição é importante. De modo que mais importante ainda é mostrar o impacto que a campanha está gerando para a sociedade. Por isso, antes mesmo do início da divulgação é importante ter definido as metas e o método de avaliação do impacto social. Pois é diferente dizer:
“Impacto social de dez milhões arrecadados para uma causa” e
“10.000 pessoas com deficiência saíram de filas de espera devido a campanha que arrecadou dez milhões, com o apoio de 5 milhões de consumidores”.

Como estruturar uma ação para a minha empresa?

Uma das principais dúvidas de uma empresa é a que causa se aliar na hora de estruturar uma ação de marketing relacionado a causas para empresas. Desse modo a causa certa é a que a empresa se sente à vontade em apoiar. De tal forma que alguns fatores como envolvimento pessoal por parte de líderes, já apoiar uma instituição há muito tempo e até mesmo quando uma instituição procura a empresa sugerindo uma ação de MRC são fatores que podem influenciar na decisão.

As perguntas a seguir podem ajudar nesta escolha:
  • Qual o problema social que se adequa ao meu ramo de atuação ou que me incomoda pessoalmente? Se atua com em um ramo que resulte contrapartidas socioambientais, talvez faça mais sentido atuar em alguma atividade que mitigue e previna esses riscos. Ou seja mostrando a sociedade que busca o equilíbrio/sustentabilidade. Por outro lado, muitas ações de MRC acabam nascendo do envolvimento e inquietação dos fundadores ou da alta liderança em relação a uma causa. E não necessariamente alinhada a atividade da empresa.
  • Sob qual grande problema social a minha empresa pode ser relevante, útil e impactante? Quanto mais próximo da solução do problema social estiver o core business da empresa melhor. Pois mais facilmente a iniciativa será viabilizada, implementada e mantida ao longo do tempo.
  • A que outros stakeholders posso me unir para ter ganho de escala e garantir impacto nessa escolha? São raras as causas em que ainda não existam ONGs, empreendedores sociais ou mesmo outras marcas envolvidas. Sendo assim quando falamos de causas, é preciso substituir a competição por união. Sendo assim é preciso abandonar o ego e se tornar verdadeiramente colaborativo.
  • Existe alinhamento entre o pensamento estratégico da empresa e o da instituição parceira? A causa escolhida pela marca deve ter coerência com os seus valores e sintonia com a sua cultura organizacional e visão de futuro. Assim a lógica de negócio precisa ter uma forte conexão para que tudo faça sentido.
  • Quais os KPIs e métricas que definirão os sucessos da iniciativa? Tanto para a marca quanto para a ONG parceira, é fundamental definir metas e identificar índices e respectivas formas de mensuração.
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Referências:
Cause Related Marketing: who care wins – Sue Adkins
MRC: um movimento por um mundo melhor – Otavio Dias e Viviane Aroldi

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Fonte

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