ASID e EDP: saiba como construir uma cultura organizacional inclusiva

0
864


A EDP tinha um objetivo: tornar seu ambiente organizacional mais inclusivo, a partir daí a ASID desenvolveu o Projeto + Inclusão EDP, que tem como missão fomentar e fortalecer a cultura de diversidade e inclusão da pessoa com deficiência e criar um mecanismo padrão e efetivo para realizar a contratação de pessoas com deficiência (PcD). Acompanhe as etapas do projeto:

Etapas do Projeto + Inclusão EDP

Para alcançar seu propósito,o projeto foi elaborado contendo algumas etapas. A primeira delas foi apresentar a proposta para os líderes da empresa para assim engaja-los ainda mais na causa e conquistar patrocinadores internos.

Logo em seguida, deu-se início ao diagnóstico da empresa, que foi realizado para entender como os colaboradores enxergam a importância da inclusão e verificar se estão preparados para receber PcD na equipe. Alguns critérios de avaliação utilizados para a especificidade da área foram: complexidade das atividades, rotina de trabalho e desempenho profissional.

Para isso, foram feitas entrevistas com colaboradores dos mais diversos setores e cargos, o que possibilitou uma visão macro da empresa. Atualmente, estão sendo feitas uma série de reuniões com a equipe de recursos humanos para reestruturar o processo de recrutamento e seleção, para torná-lo mais inclusivo.

Como forma de apresentar aos colaboradores da empresa o potencial da PcD, foram realizadas palestras em diferentes localidades: São Paulo, São José dos Campos (SP), Mogi das Cruzes (SP), Pecém (CE), Vitória (ES), Porto Alegre (RS), Lajeado (TO) e Peixe (TO). Para esse momento, o Gabriel – um jovem cheff de 22 anos que fundou a Downlícia–  foi convidado para contar sua história e no final de cada apresentação ele distribuiu seus brigadeiros aos participantes.

Equipe da EDP em Lajeado (TO)

Em paralelo as palestras, em Fortaleza aconteceu o workshop Quebrando as Barreiras, com o objetivo de empoderar a liderança da EDP para a inclusão. Isso foi feito de forma prática e interativa, focando nas barreiras identificadas na etapa de diagnóstico.

Os líderes participaram de várias dinâmicas, uma delas foi o “Café Sensorial”, em que eles entraram em contato com condutas e situações específicas sobre cada deficiência, trazendo à tona fatos e especificidades, como por exemplo a diferença entre deficiência intelectual e doença mental, algo bastante confundido por leigos.

Para finalizar e apoiar o projeto foi criado o Comitê de Instituições, que consiste na união de instituições da Rede ASID que atendem pessoas com diferentes tipos de deficiência.

Ao longo do projeto essas instituições auxiliaram a EDP e desempenharam o papel de tirar dúvidas e apoiar a criação do processo de inclusão. No final, as instituições que formam esse comitê poderão encaminhar candidatos e apoiar a inclusão da PcD na EDP. Assim, quando a empresa abrir vagas com potencial de inclusão entrará em contato com esse comitê formado pelas instituições.

Para engajar todos os colaboradores e criar um processo padronizado na empresa, está sendo elaborado um Guia de Inclusão. Este guia contará com conhecimentos sobre diversos tipos de deficiência, dicas sobre como se comunicar no dia a dia, entre outros. O material será distribuído aos funcionários nos formatos digital e impresso.

Para a ASID, apoiar uma empresa como a EDP na criação de uma cultura ainda mais inclusiva é uma grande oportunidade para chegar mais perto do seu objetivo: construir uma sociedade inclusiva. Afinal, uma cultura inclusiva gera resultados positivos para todos os envolvidos e a sociedade.

O post ASID e EDP: saiba como construir uma cultura organizacional inclusiva apareceu primeiro em ASID Brasil.

Visite o site asidbrasil.org.br e conheça mais sobre a ASID Brasil.

Fonte

MH Cálculos - Fale com um Especialista
MH Cálculos - Fale com um Especialista

DEIXAR UMA RESPOTA

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui