ASID Brasil e Contabilizei juntas por uma cultura inclusiva

0
1264


Empoderar a liderança da empresa em relação a inclusão da pessoa com deficiência (PcD) no mercado de trabalho e compartilhar conhecimento acerca das barreiras de acessibilidade. Essa foi a missão do workshop “Competências do Líder Inclusivo” realizado em parceria com a Contabilizei e seus colaboradores.

Para que os resultados fossem alcançados, foi utilizada uma metodologia ativa, que tem como objetivo possibilitar a interação entre os participantes e colocá-los em atividade para discussão do tema.

A primeira atividade desenvolvida foi de perguntas e respostas sobre dúvidas que geralmente as pessoas possuem em relação à pessoa com deficiência. Então, cada participante tinha que encontrar a resposta para a pergunta que recebeu e depois discuti-las em grupo.

Em seguida foi a hora do coffee break, mas esse teve um toque especial, era um café sensorial, que buscou proporcionar aos voluntários a experiência de viver um momento com algum elemento que representasse uma deficiência. Alguns tiveram os olhos vendados, mãos amarradas ou ainda o ouvido tapado com fones de ouvido.

Colaboradores da Contabilizei aprendendo a cozinhar com os alunos da Escola Primavera

Depois dessa atividade um tanto quanto diferente, foi feito um expositivo a fim de explicar os pilares da inclusão, que são acessibilidade, desenho universal, adaptações razoáveis e tecnologias assistivas, e também sobre as barreiras da acessibilidade, sendo elas barreiras físicas, comunicacionais e atitudinais.   

Após a manhã super interativa, todos foram para a Escola Primavera, que atende alunos com deficiência intelectual leve e moderada. A escola tem uma unidade de produção de panificação, então os voluntários ficaram em dupla com os alunos e  aprenderam a fazer croissant com eles e com a professora. Risadas e trocas de experiências marcaram presença durante toda a ação.

Ao todo foram 6 gestores da Contabilizei e 4 colaboradores da área de Recursos Humanos. Leandro Oliveira, colaborador da empresa, afirma:

“Foi lindo de mais! Voltei pra casa refletindo sobre minha vida. Nos ajudou e muito a quebrar vários paradigmas e medos.”

A ação possibilitou criar uma outra percepção sobre pessoas com deficiência intelectual e seu potencial, sensibilizando os gestores e garantindo que assumam uma postura inclusiva e reflitam isso à toda sua equipe.
Perceber resultados tão positivos nos faz trabalhar ainda mais para a construção de uma sociedade inclusiva.

Para conhecer outras ações realizadas pela ASID, clique aqui e baixe nosso Relatório de Impacto.

O post ASID Brasil e Contabilizei juntas por uma cultura inclusiva apareceu primeiro em ASID Brasil.

Visite o site asidbrasil.org.br e conheça mais sobre a ASID Brasil.

Fonte

MH Cálculos - Fale com um Especialista
MH Cálculos - Fale com um Especialista

DEIXAR UMA RESPOTA

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui