TRF3: TRIBUNAL E JFSP FIRMAM ACORDO DE COOPERAÇÃO COM A DATAPREV

0
511

 Parceria possibilitará a utilização da plataforma de gestão IdeiaX

O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3) e a Justiça Federal de São Paulo formalizaram, na quinta-feira (27/02), parceria na área de inovação com a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), com o objetivo de autorizar e disciplinar a utilização da plataforma de gestão de inovação IdeiaX, desenvolvida e mantida pela Empresa Pública, e de trocar experiências.

A Presidente do TRF3, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta; o Presidente da Dataprev, Gustavo Canuto; a Diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, Juíza Federal Luciana Ortiz; e o Diretor de Desenvolvimento e Serviço da Dataprev, André Côrte, assinaram acordo de cooperação, durante solenidade realizada na Presidência do TRF3. O Presidente eleito para o biênio 2020-2022, Desembargador Federal Mairan Maia, também participou da cerimônia.

O acordo permitirá a troca de experiências entre o Laboratório de Inovação da Dataprev e os Laboratórios de Inovação do TRF3 (iLabTRF3) e da Justiça Federal de São Paulo (iJuspLab). Também possibilitará o compartilhamento de agendas na área de inovação e a realização de eventos conjuntos como hackathons, conferências, seminários e hands on.

A parceria prevê ainda a utilização, pela Justiça Federal da 3.ª Região, da plataforma de gestão da inovação IdeiaX, software pelo qual os projetos de inovação dos laboratórios podem ser inseridos e geridos. Com a plataforma, é possível automatizar e organizar as informações dos laboratórios.

A Presidente do TRF3 ressaltou a expectativa positiva em relação ao trabalho conjunto a ser realizado pelo Tribunal, pela Justiça Federal de primeiro grau e pela Dataprev, a partir do acordo celebrado. “A Justiça Federal tem dados importantes, mas os recursos são escassos. Sem tecnologia, não é possível chegar onde é necessário. Essa parceria vai nos render grandes frutos. A ideia de inovação é muito recente, mas já está mudando a cultura do Judiciário”, declarou.

A Magistrada disse que priorizou as questões relacionadas à inovação durante a sua gestão. Nesse sentido, destacou o fato de o Laboratório de Inovação da Justiça Federal em São Paulo ter sido o primeiro do Judiciário no país.

Para o Presidente da Dataprev, a assinatura do acordo de cooperação é apenas o primeiro passo de uma longa caminhada. Ele adicionou que a empresa pretende auxiliar a Justiça Federal nos serviços prestados. “A partir do acordo que permitirá a tabulação dos dados, poderemos ajudar os magistrados nas tomadas de decisões, para evitar fraudes e prestar um serviço melhor. É interessante a Justiça ter o conhecimento para tomar decisão, ter a capacidade de avaliar todas as variáveis”, comentou.

A Diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo realçou que o iJuspLab desenvolve trabalho de profundidade na identificação dos problemas e na construção de soluções, o que permite identificar como a tecnologia pode auxiliar o Judiciário. “O olhar multidisciplinar, aprofundado, com imersão nos problemas, permite que a tecnologia venha a contribuir para uma solução. A formação de banco de dados auxiliará os magistrados a detectar o uso indevido do Judiciário”, disse.

O Diretor de Desenvolvimento e Serviço da Dataprev, André Côrte, destacou que o uso da tecnologia no Poder Judiciário é uma tendência global. “A ideia é aperfeiçoar, não substituir”, explicou.

O Vice-Diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, Juiz Federal Caio Moysés de Lima, observou que a parceria possibilitará oportunidades de trabalho em conjunto entre a Justiça Federal e a Empresa Pública. “A utilização da plataforma IdeiaX pela Justiça Federal irá possibilitar à Dataprev ter acesso aos dados e, a partir deles, desenvolver projetos conjuntos”, afirmou.

O Diretor de Tecnologia e Operações da Dataprev, Thiago Carlos de Sousa Oliveira, também esteve presente. “É animador ouvir esses desafios, pois o nosso foco é criar soluções. Estamos disponíveis para ajudar. A assinatura do acordo é um passo fantástico”, declarou.

ACOM/TRF3
Presidente do Dataprev, Gustavo Canuto; Presidente do TRF3, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta; Diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, Juíza Federal Luciana Ortiz; e Diretor de Desenvolvimento e Serviço da Dataprev, André Côrte
Vice-Diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, Juiz Federal Caio Moysés de Lima; Presidentes do Dataprev e do TRF3; Diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo; e o Presidente Eleito para o biênio 2020-22, Desembargador Federal Mairan Maia
Assinatura ocorreu na quinta-feira, 27/02, no TRF3.
O acordo permitirá a troca de experiências entre o Laboratório de Inovação da Dataprev e os Laboratórios de Inovação do TRF3 (iLabTRF3) e da Justiça Federal de São Paulo (iJuspLab).

Com informações da assessoria de imprensa do TRF3.

Fonte

MH Cálculos - Fale com um Especialista
MH Cálculos - Fale com um Especialista

DEIXAR UMA RESPOTA

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui