Já está disponível o primeiro episódio da primeira temporada do Podcast da Escola da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Emagis), que traz como convidado o ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal Sérgio Moro. Com o tema “criminalidade organizada e a máfia italiana”, o episódio é conduzido pelos desembargadores federais Márcio Antônio Rocha (diretor da Emagis), Claudia Cristina Cristofani (vice-diretora), João Pedro Gebran Neto e Leandro Paulsen (ambos conselheiros da Escola).
Os conteúdos estão disponíveis no Portal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), bem como no perfil da Escola presente nas plataformas de streaming Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts.
Destacando os assuntos mais importantes e atuais de interesse da magistratura federal, o Podcast da Emagis, criado em maio do ano passado, foi concebido para difundir o conhecimento de autoridades jurídicas, para desenvolver e aprofundar temas próprios da Justiça Federal e também para promover e divulgar o conteúdo – jurisdicional ou acadêmico – produzido por juízes e convidados.
Diversificação das linguagens
O presidente do TRF4, desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus, lembra que a Corte vem em um crescente de diversificação na sua comunicação, pois o Poder Judiciário deve estar atento às mudanças da sociedade na qual está inserido. “A iniciativa da Emagis é absolutamente contemporânea e pertinente. A partir do momento em que a sociedade vem se dedicando às mídias sociais, é fundamental que o Poder Judiciário diversifique a sua linguagem e chegue ao seu público-alvo pelas mais diferentes formas”, pontuou.
Quando diretor da Emagis, em 2019, Laus coordenou a criação do podcast e protagonizou o primeiro conteúdo disponibilizado, também disponível no Portal do TRF4. Na mesma página, podem ser ouvidos ainda depoimentos do presidente do Tribunal e do diretor da Escola apresentando o Podcast da Emagis.
Conteúdo colaborativo
Conforme o diretor da Emagis, Márcio Antônio Rocha, o conteúdo é construído colaborativamente, a partir da Oficina de Podcasts, pela qual é feita interlocução entre os juízes federais para a definição dos conteúdos e a elaboração das entrevistas. “A Emagis optou pela publicação de um podcast por esta ser uma mídia rápida, versátil e atraente ao seu público, a comunidade de operadores do Direito”, argumentou.
A proposta da primeira temporada é apresentar uma série de entrevistas sobre temas atuais. Além do primeiro episódio, que trata sobre a criminalidade organizada, haverá entrevistas sobre assuntos como discursos de ódio e questões tributárias, entre outros.
Além do conteúdo sonoro, o Portal do TRF4 trará, para cada um dos episódios, uma seção com indicações de leituras, resumo dos assuntos e biografia dos entrevistados.
(Emagis)
Com informações da assessoria de imprensa do TRF4.
Fonte