Antes de iniciar o processo de contratação de pessoas com deficiência, o ideal é que você faça um diagnóstico interno para verificar o quanto a sua empresa está pronta para receber novos colaboradores. Geralmente, esse diagnóstico fornece pistas importantes sobre os grupos que precisam ser sensibilizados e sobre as adaptações necessárias no ambiente e nas políticas organizacionais.
Tente elaborar um roteiro de perguntas que guie o processo de diagnóstico. Algumas sugestões são:
- A minha equipe está preparada para trabalhar com uma pessoa com deficiência?
- Quais tipos de deficiência se adequariam melhor às atividades que desenvolvemos na nossa área?
- Os colaboradores conhecem os diferentes tipos de deficiência?
- A empresa possui uma estrutura física adaptada e tecnologias assistivas adequadas para o desenvolvimento do trabalho das PCDs?
Além disso, pensando especificamente no processo de Atração e Seleção de talentos com deficiência, algumas perguntas adicionais são importantíssimas:
- As atribuições da vaga estão bem definidas?
- Conheço os tipos de deficiência que se enquadram no perfil da vaga?
- Quais instituições podem me ajudar a encontrar bons candidatos?
- Onde devo divulgar a vaga e buscar currículos de PcDs?
- Existe um plano de retenção para esses colaboradores?
É sempre indicado procurar uma organização que possa te dar suporte no processo e criar uma estratégia para trabalhar em cima das respostas dessas perguntas. A ASID faz justamente isso, e pode ser um grande apoio na hora de organizar todo esse conteúdo!
Se você olhou para todas as perguntas da primeira dica e pensou “Caramba, é muita coisa!”, você não está totalmente errado! Infelizmente, o tema da acessibilidade não é tão discutido quanto deveria, de forma que é sempre necessário buscar novas informações para aprender mais sobre o assunto.
A boa notícia é que existem ótimas fontes de informação! Tanto o Blog do Hugo quanto o Blog da ASID estão recheados de conteúdo e materiais educativos sobre outros aspectos da inclusão. O Portal Acesse é outra boa opção: lá você encontra notícias e colunas sobre os mais variados temas ligados à acessibilidade!
Apesar disso, existe uma fonte que é frequentemente esquecida e que supera todas as outras: as próprias pessoas com deficiência! Quem melhor para explicar as dificuldades e conquistas do que quem as vive?
Não tenha medo de perguntar! Isso aproxima as pessoas e mostra que você realmente está interessado e procurando fazer a diferença
—
Esse conteúdo foi co-criado com a Hand Talk, quer saber sobre eles? Acesse o site aqui.
O post Dicas para trabalhar a inclusão de verdade! apareceu primeiro em ASID Brasil.
Visite o site asidbrasil.org.br e conheça mais sobre a ASID Brasil.
Fonte