Programa tem uma série de vídeos e atendimento individualizado para servidores
10/02/2021 – Postura incorreta, esforços repetitivos e horas sentadas sem pausas ativas podem favorecer o aparecimento de dor nas costas, principalmente na região lombar. Já passou por essa situação? Para cuidar da coluna, evitar lesões e garantir a produtividade no trabalho, o TST em Movimento, vinculado à Secretaria de Saúde, tem disponibilizado, no canal oficial do TST no Youtube, playlists com dicas de ergonomia, ginástica residencial e ginástica laboral. O objetivo é auxiliar os servidores a se manterem ativos, com boa saúde física, mesmo durante o isolamento social.
“Apesar de a região lombar ser uma região de musculatura forte é preciso realizar o fortalecimento da região abdominal para amenizar as dores na lombar. A prática de atividade física regular é essencial e proporciona o alívio das dores”, ressalta o coordenador do TST em Movimento, João Luís Sadat.
Confira a seleção de algumas das aulas voltadas para o fortalecimento da lombar.
Exercícios para fortalecimento
A aula conduzida pelo educador físico João Luís Sadat oferece doze sequências de exercícios, com ênfase no fortalecimento do abdômen e da região lombar. Os movimentos são sequenciados em abdominais, posições de ponte e posições de prancha, que proporcionam benefícios como maior flexibilidade, força muscular e aptidão física.
Ministrada pela fisioterapeuta Cecília de Falco, integrante do TST em Movimento, a aula conta com séries de flexões, rotação dos quadris, abdução e adução dos membros inferiores. Os exercícios trabalham a mobilidade da região lombar e do quadril e foram preparados especialmente para quem fica sentado por longos períodos de tempo.
Os exercícios guiados pelo educador físico Luiz Gustavo Campos, também integrante da equipe do TST em Movimento, trabalham o alongamento, com destaque para a região lombar. Os movimentos de inclinação dos joelhos e troncos, intercalados por inspiração e respiração, promovem alívio de dores e maior qualidade de vida.
Orientação ergonômica
Os servidores que estiverem com dificuldades de se adaptar remotamente ao ambiente doméstico ou que tenham queixas de dores podem buscar atendimento individualizado. A Orientação Ergonômica Individual oferece uma escuta acolhedora com correções de postura, bem como recomendações de atividade física.
Os interessados devem enviar um e-mail para [email protected] com o assunto “Orientação Ergonômica” e informar nome completo, código e sigla do setor de lotação.
Ginástica laboral on-line
Outra forma de buscar manter-se ativo durante este período de isolamento social, como recomenda o Ato 546/2015 do Tribunal, é a prática assídua das aulas de ginástica laboral. Os encontros ocorrem às terças e quintas-feiras, às 16h, pela plataforma do Google Meet. A participação incentiva o cuidado com a coluna, a pausa ativa e melhora a disposição física.
Para receber um convite e participar da aula, basta enviar e-mail para o endereço [email protected] com o assunto “Ginástica Laboral”.
(Mariana Gomes/TG)
Com informações da assessoria de imprensa do TST.
Fonte