Live reuniu especialistas de diversas áreas da saúde, com dicas e explicações sobre imunidade e estilo de vida
30/08/2021 – O canal oficial do TST no YouTube transmitiu, nesta sexta-feira (27), a live “Imunidade e Estilo de Vida”, mais uma ação do TST em Movimento para estimular hábitos saudáveis entre servidores, prestadores, magistrados e estagiários. O encontro também marcou a abertura da 8ª edição do programa Medida Certa. A endocrinologista do TST, Paula Fábrega, a nutricionista Ana Carolina Moraes e o educador físico João Sadat foram os palestrantes do evento, no qual foram debatidas as consequências da pandemia na imunidade e no estilo de vida.
Imunidade e estilo de vida
O professor de Educação Física, servidor do TST João Sadat, abordou o conceito de estilo de vida em sua explanação. “Estilo de vida tem uma definição bem ampla. São atitudes, comportamentos, valores e oportunidades”, introduziu. Ele lembrou que as restrições sanitárias por causa da covid-19 causaram alterações no estilo de vida das pessoas. “As atividades físicas e as relações sociais diminuíram. A pandemia mexeu demais com o nosso estilo de vida”, constatou.
Além do sedentarismo, o isolamento social causou consequências em outros aspectos estruturais da imunidade. A endocrinologista Paula Fábrega explicou os quatro pilares que permitem o alcance de um sistema imune forte: alimentação balanceada, saúde mental, atividade física e rotina. “Atividade física, o emocional e uma boa alimentação ajudam o organismo a funcionar direitinho. Já a rotina é essencial, principalmente com relação ao sono”, destacou.
Para atingir uma alimentação de qualidade, a nutricionista e servidora Ana Carolina Moraes lembrou um hábito simples e necessário. “Devemos buscar a alimentação na feira”, afirma ela. “O bom funcionamento das células para o combate a doenças é resultado de alimentação balanceada, boa quantidade de água e rotina”, completou. Uma dica da especialista para aumentar o consumo de líquidos é o estímulo por água saborizada ou chás.
Os suplementos nutricionais também foram debatidos na live. Essas substâncias foram bastante utilizadas durante a crise sanitária, com objetivo de fortalecer as defesas do corpo. Entretanto, tanto a endocrinologista quanto a nutricionista reforçaram o perigo de aderir a suplementos sem prescrição profissional. “O uso de medicamentos e de suplementos deve ser uma indicação individual de especialistas da saúde. O excesso de elementos químicos pode provocar reações negativas no organismo”, disse a endocrinologista.
Programa Medida Certa
A 8ª edição do programa Medida Certa está com muitas novidades. Dessa vez, os participantes interessados poderão realizar avaliação médica on-line ou por meio do drive-thru. Neste caso, os inscritos poderão conhecer a atual composição corporal por meio do exame de bioimpedância, que mede a quantidade de gordura e músculo no corpo.
Além do check-up, serão realizadas oito minipalestras, conduzidas pela equipe do TST em Movimento, com o objetivo de estimular a prática de atividades físicas e a alimentação saudável. As atividades terão início no dia 2 de setembro e ocorrerão às quintas-feiras. Saiba mais sobre a nova edição e faça a sua inscrição.
O Medida Certa estreou em 2010, em virtude do aumento de casos de obesidade entre os servidores do TST. A endocrinologista relatou, na live, um crescimento dos participantes da primeira para a segunda edição on-line, neste ano.
(Ana Beatriz Michirefe/RT)
Com informações da assessoria de imprensa do TST.
Fonte