TST: Desafio Tribunal em Movimento atinge objetivo de estimular prática esportiva

0
258


Entre 12 e 18 de abril, magistrados, servidores e prestadores movimentaram as redes sociais, praticando atividades físicas 

20/04/2021 –  Por causa da pandemia da covid-19, as comemorações do Dia Mundial da Atividade Física de 2021 foram pensadas para serem realizadas à distância por ministros, servidores, prestadores de serviços, estagiários e menores aprendizes. O programa TST em Movimento idealizou o desafio: realizar entre 150 e 300 minutos de atividade física moderada por semana.

Os participantes deveriam registrar fotos de si mesmos durante os exercícios e postá-las em suas contas do Instagram, com a hashtag #desafiotstemmovimento.

Em uma semana de desafio, entre os dias 12 e 18 de abril, cerca de 60 pessoas cumpriram a meta. A hashtag foi usada 294 vezes no total. Os 75 participantes escolheram as mais variadas práticas esportivas: corrida, caminhada, natação, ciclismo e até pular corda.

Segundo o coordenador do TST em Movimento, João Luís Sadat, a intenção da iniciativa foi justamente incentivar as pessoas a se movimentarem. “Algumas pessoas só precisavam de um empurrãozinho para voltar a fazer atividade física. O objetivo foi justamente este: mostrar a importância de se fazer exercícios regularmente e também que é viável se exercitar em tempos de pandemia”, afirmou o educador físico.

João Luís Sadat destaca que o desafio também foi pensado para divulgar as novas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre elas a de fazer de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica por semana, de forma moderada. 

Ele avalia que o resultado do desafio foi muito positivo. “Tivemos muitas participações e várias pessoas nos mandaram mensagens dizendo que realmente não estavam muito animadas e, com nosso chamamento, se sentiram cuidadas e motivadas a participarem”, contou.

A presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi, também participou do desafio e enfatizou a importância de se realizar atividades físicas mesmo trabalhando de forma remota. “Ainda estamos em pandemia, mas é preciso separarmos um período do nosso dia para cuidar do nosso corpo e, assim, aumentar nossa imunidade e nossa qualidade de vida”, explicou. “As iniciativas promovidas pelo TST em Movimento, como esta do desafio, são importantes para manter a saúde física e mental de todos”, destacou. 

Retorno

Para alguns servidores, o desafio foi uma oportunidade para voltar a se exercitar. É o caso da servidora Lucimar Lima Rodrigues, lotada na Presidência, que voltou a praticar natação, caminhada e exercícios de alongamento e flexibilidade. “Graças ao desafio do TST em Movimento, voltei às aulas de natação! Uma hora de prazer”, enfatizou.

Gabriela Borges de Queiroz, do gabinete do ministro Cláudio Brandão, realizou treinos funcionais e usou a corda para se exercitar na sala de casa.

Já o servidor Júlio César Marino, lotado na Coordenadoria de Estatística e Pesquisa (Cestp), optou pelo ciclismo, completando 5h e 27 minutos de pedal na última semana.

Os ministros Brito Pereira, Cláudio Brandão e Ives Gandra também aceitaram o desafio do TST em Movimento e postaram fotos se exercitando ao ar livre.

Live

Para finalizar a programação da campanha, está marcada, para o dia 30 de abril, a live “Atividade física, menos é mais”, com o professor da Universidade de Brasília (UnB) Luiz Guilherme Grossi Porto. A transmissão será realizada, às 11h, pelo canal oficial do TST no YouTube.

(Juliane Sacerdote/RT)

Com informações da assessoria de imprensa do TST.

Fonte

MH Cálculos - Fale com um Especialista
MH Cálculos - Fale com um Especialista

DEIXAR UMA RESPOTA

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui