Curso de Cálculos Judiciais – Leitura Interpretação e Apresentação de Cálculos

0
2287

Não existe uma fórmula mágica para fazer cálculos judiciais, não existe um padrão aplicável a todos, ou seja, uma metodologia de elaboração de valores e resultados.

Ao me deparar com o encargo de realizar um cálculo, minha primeira decisão realizar a leitura integral do processo, interpretá-lo e depois compilar todas as informações processuais em um único documento, ou melhor, uma síntese processual, onde terão informações de datas (ajuizamento, citação, admissão, demissão no caso de trabalhista), listar os documentos juntados no processo, descrever as decisões proferidas (sentença, acórdãos, e outros) e tudo mais que pode influenciar nos cálculos que serão elaborados.

A leitura jurídica não é simples, e você também deve imaginar isso e na perícia, costumo dizer que devemos traduzir palavras e transformá-las em números, como se fossemos algum tipo de “alquimista” da justiça.

Todo cálculo começa com a leitura e a interpretação, e essa etapa que nos norteará durante o processo de elaboração dos cálculos, é essa etapa que nos possibilitará visualizar a situação e identificar saídas para elaboração da conta, além de ser trabalho indispensável para que demonstremos aos magistrados nossa orientação jurídica.

Entender os despachos decisórios do processo é crucial para que possamos a formular em nossa mente, a lógica de elaboração dos cálculos judiciais. Não podemos esquecer que todo o trabalho se dá inicialmente em sua mente e dela partimos para a elaboração.

É muito importante fazer isso, primeiro porque teremos todas as informações necessárias para o cálculo em um único lugar e também porque não precisaremos ficar indo e vindo no processo procurando documentos.

Essa ordem processual é de extrema importância para que o juiz ao dar vista ao seu trabalho, tenha um resumo processual. Sabemos que os Magistrados gostam de organização e método de trabalho, assim, se preocupe muito em aprender a ler, interpretar os processos judiciais.

Este curso proporcionará técnicas de leitura, ferramentas de interpretação para que os seus cálculos não falhem na primeira etapa do processo (leitura e interpretação). Trabalharemos casos reais, ou seja, processos judiciais de diferentes matérias e diferentes teses para nos dar mais abrangência na literatura jurídica, além de trabalharmos vocabulários indispensáveis em qualquer trabalho pericial.

Concluída a parte da leitura e interpretação, estudaremos as formas de apresentação das sínteses processuais e também dos cálculos.

Este curso é direcionado a todos que desejam ingressar na perícia, pois se a leitura e interpretação correta do ordenado jurídico, esqueça seus números.

A “sala de aula” é onde nos veremos!
Acesse: www.escoladecalculos.com.br

Clique aqui para acessar o canal da MH Cálculos no Youtube.

MH Cálculos - Fale com um Especialista
MH Cálculos - Fale com um Especialista

DEIXAR UMA RESPOTA

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui