A ciência da inclusão #01 – Coluna de Felipe Gruetzmacher

0
52


A ciência da inclusão
#01 – Coluna de Felipe Gruetzmacher

O propósito da coluna ciência da inclusão, escrita por Felipe Gruetzmacher, é sintetizar a escrita científica na forma de um pitch corporativo, como se a ciência fosse simplificada e transformada em palavras atrativas e poderosas. Ao final de cada resumo, Felipe traz sempre um ponto de conexão entre o contexto do Terceiro Setor e a pauta da diversidade e inclusão.

Na Coluna de novembro, Felipe traz  um breve resumo dos principais aspectos do artigo “Expectativa familiar sobre autonomia de filhos com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista”.¹ 

Investimento Emocional

a coragem para amar quebra barreiras

A família pode ativar ou não o desenvolvimento da criança. Agora, a situação é bastante específica no caso de uma criança com deficiência intelectual ou autismo.
Os desafios enfrentados nesses contextos podem se agravar se a família não tiver grandes expectativas para os filhos e pensar somente no “aqui e agora”. 

Condições sociais e econômicas podem ser outros obstáculos para um crescimento saudável. A crença e a confiança dos pais nas crianças com deficiência podem ampliar as oportunidades delas. Assim, elas podem usufruir de uma vida mais autônoma e realizar as atividades do dia a dia e tomar as próprias decisões. Crenças familiares são estímulos poderosos! 

Até porque a deficiência não é um obstáculo se a criança se sentir acolhida e tiver suportes para progredir.

Educação, carinho, estratégias que valorizam o bem estar e os interesses são exemplos desses suportes.
Redes de suporte como amigos, especialistas em saúde, demais familiares e vizinhança podem apoiar os pais na tarefa de educar.

Por todos os motivos que já foram expostos, soluções do terceiro setor devem encorajar famílias a desenvolverem redes de suporte, sentimentos, confiança e fé no cultivo da autonomia da criança com deficiência. Até porque todas as pessoas merecem amor como combustível para um bem viver!

Ponto de conexão

o pitch e as estratégias de apoio às famílias

Identificar situações e vulnerabilidade social são outras estratégias para iniciar projetos que apoiam famílias a superar tais contextos adversos. Dessa forma, fomentar o empreendedorismo ou facilitar o ingresso no mercado de trabalho podem ser opções interessantes para que as famílias conquistem maior renda, poder aquisitivo e qualidade de vida. O grande mérito desse pitch é colocar as demandas estudadas pela Universidade na mira do terceiro setor através das palavras certeiras.

Felipe Emilio Gruetzmacher 
ASID Brasil – 2023

 

 

Referências:

¹ CHOINSKI, André Marques; et al. Expectativa familiar sobre autonomia de filhos com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista. Badajoz, 2023, v. 1, n. 1, jul. 2023. 
Disponível em: https://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/2510/2150

 

Sobre o autor:

Felipe Gruetzmacher é um escritor que acredita muito no potencial de combinar ciência, esforços empresariais e projetos sociais. Tem interesse em estudar como essas três partes podem colaborar entre si.
Se você é algum empresário, organização do terceiro setor ou cientista e quer cocriar conosco, deixe seu comentário!

 

Sobre a ASID Brasil:

A ASID Brasil é uma ONG que promove a inclusão socioeconômica da população com deficiência. Através dos pitches e pesquisas, a ASID Brasil entende melhor o cenário para oferecer sempre uma solução bem segmentada e focada nas dores dos beneficiários. Nossa literatura é uma forma de inovação social e bom uso de informações e dados para impactar o ecossistema de inclusão. Somos agentes empreendedores que alcançam a excelência realizando mudanças sociais movido a metodologias, estudos e inteligência plural.

Logo ASID Brasil

Nossa Missão

Existimos para quebrar as barreiras socioeconômicas que excluem a pessoa com deficiência.

Selo Amigo Do Surdo Branco Redondo Hugo

LGPD

Em alinhamento com a Lei Geral de Proteção de Dados, garantimos a confidencialidade, segurança e integridade de seus dados pessoais, prevenindo a ocorrência de eventuais danos em virtude do tratamento dos mesmos. Para as solicitações dos titulares de dados, por favor, nos envie um e-mail.

© 2022 ASID Brasil | Desenvolvido por Double2 Comunicação

O post A ciência da inclusão #01 – Coluna de Felipe Gruetzmacher apareceu primeiro em ASID Brasil.


Visite o site asidbrasil.org.br e conheça mais sobre a ASID Brasil.

Fonte

MH Cálculos - Fale com um Especialista
MH Cálculos - Fale com um Especialista

DEIXAR UMA RESPOTA

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui