Rede ASID e o desenvolvimento de instituições para PcD

0
558


A Rede ASID foi criada em 2011 para gerar o desenvolvimento de instituições para PcD. Dessa forma, nasceu em Curitiba e hoje é formada por instituições em todo o Brasil.

Contexto que motivou a criação da Rede ASID

Imagine o seguinte cenário: as instituições de ensino e atendimento para pessoas com deficiência enfrentam dificuldades para se administrar.

Ao passo que não conseguem os recursos financeiros necessários para sua manutenção.

Quais seriam os resultados?

É provável que o primeiro resultado seria a precarização do atendimento e a impossibilidade de atender a todos que precisam.

De tal forma que o segundo seria o encerramento das atividades por falta de recursos financeiros. Assim deixando os atendidos sem a possibilidade de se desenvolver e suas famílias desamparadas.

Esse contexto foi conhecido pela equipe da ASID a partir de dezenas de visitas para conhecer a realidade das instituições.

Durante essas visitas também foi possível identificar as necessidades e estruturar uma metodologia para superar os desafios vividos pelas instituições.

Dessa forma nasceu a Rede ASID. Com o intuito de proporcionar o desenvolvimento de instituições para PcD. O foco são instituições com foco no ensino e atendimento. E assim também foram criados os serviços da Rede ASID, que são gratuitos e contínuos para todas as instituições participantes.

Ao final de 2018, a rede já era formada por 86 instituições.

Serviços da Rede ASID

Vale reforçar que a participação na Rede ASID é gratuita. São dois tipos de serviços para o desenvolvimento de instituições PcD:

  1. Desenvolvimento da gestão: são realizados eventos e treinamentos sobre temáticas relacionadas a gestão de uma instituição. Por exemplo financeiro, jurídico, captação de recursos, marketing, liderança e recursos humanos
  2. Projetos realizados em parceria com grandes empresas, institutos e fundações: envolvem ações de voluntariado corporativo em que os colaboradores participam da solução de problemas enfrentados pelas instituições da Rede ASID. Ao passo que também são realizados projetos de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Dessa forma, a ASID trabalha na sensibilização de empresas para a inclusão de pessoas com deficiência. Com o objetivo de trazer as instituições da Rede ASID como parceiras na execução do processo de recrutamento de PcD.

Faça gratuitamente a inscrição de uma instituição na Rede ASID:

Resultados da Rede ASID em 2018

  • Projetos: 31
  • Pessoas impactadas:
    15.420
  • Valor aplicado nas
    instituições: R$ 139.899,90
  • Cidades: 22
  • Estados: 8
  • Horas de voluntariado:
    10.914
Aula do Programa Gestão Global

Depoimentos de instituições da Rede

Eu costumo dizer que o trabalho da ASID na APAE RJ foi um divisor de águas. Pois por todas as orientações que recebemos em relação a gestão, captação de recursos, aspectos motivacionais, pra nós foi extremamente produtivo contar com o conhecimento da Rede ASID. Ou seja, não é só um conhecimento teórico mas também prático que soma demais a nossa gestão. Dessa forma, A APAE até a ASID foi uma e após a ASID tem sido outra, no sentido de buscar parceiros, melhorar nosso trabalho administrativo e o trabalho de mentoria tem sido fantástico.

Regina Célia, Diretora da APAE Rio de Janeiro

A Rede ASID chama atenção por ter jovens extremamente competentes na liderança e ter esses jovens como um referencial pra gente pensar em boas práticas de gestão, observar como a Rede ASID atua e busca seu crescimento na mesma medida que consegue executar seu propósito, tem sido de uma grande inspiração. Assim como na prática também, nos cafés de boas práticas, nos eventos, sempre trazendo novos conhecimento em questões atuais no terceiro setor. Dessa maneira a Rede ASID também proporciona parcerias com empresas e projetos para instituições, nós recebemos uma Mentoria da PwC que foi muito importante para receber conhecimentos que não tínhamos, no marketing, administrativo, financeiro e principalmente na captação de recursos.

Viviane Fowler, Presidente da Ritmos do Coração

A APABB do Paraná tem na ASID um dos maiores incentivadores, nos estimulando a continuar lutando pela causa da pessoa com deficiência. Ao passo que as mentorias e capacitações gratuitas nos auxiliaram na gestão da instituição. Nossa parceria tem trazido excelentes impactos.

Maura Franciosi, Assistente Social na APABB-PR

Quer conhecer mais projetos de impacto nas instituições da Rede? Então acesse gratuitamente o Relatório de Impacto da ASID:

O post Rede ASID e o desenvolvimento de instituições para PcD apareceu primeiro em ASID Brasil.

Visite o site asidbrasil.org.br e conheça mais sobre a ASID Brasil.

Fonte

MH Cálculos - Fale com um Especialista
MH Cálculos - Fale com um Especialista

DEIXAR UMA RESPOTA

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui