Guia de Boas Práticas: histórias de inclusão em todo o Brasil

0
834


A ASID Brasil desenvolveu vários projetos de inclusão durante o ano e um deles foi “As diferenças que Ensinam e Constroem”, que ocorreu em Juruti, interior do Pará, em parceria com a prefeitura da cidade e o Instituto Alcoa. O projeto tinha como objetivo apoiar o município de Juruti na inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no ensino regular, por meio do fortalecimento do papel transformador e de liderança dos gestores da escola.

Durante o seu desenvolvimento foram realizadas várias etapas, como um diagnóstico da inclusão, que procurou avaliar o cenário da educação da PcD na cidade, uma formação para os gestores das escolas, por meio da apresentação de conceitos como liderança inclusiva e estudos de casos para discussão, e a construção do Guia de Boas Práticas.

O Guia tem como propósito valorizar as práticas inclusivas já realizadas por algumas escolas de Juruti e do restante do Brasil, evidenciando que mesmo com realidades e dificuldades diferentes, todas lutam por uma sociedade inclusiva. Para isso,  foram reunidos diversos relatos com temáticas relacionadas à inclusão.

Inauguração do Guia de Boas Práticas, com representes do instituto Alcoa e de algumas escolas que participaram

Ao todo, foram 10 histórias com variadas ações. Algumas buscaram trazer a família para mais perto do convívio escolar por meio de palestras de conscientização e visitas domiciliares, outras fizeram a flexibilização curricular, ofereceram aulas de libras para todos e adaptaram o material escolar. Também foram feitas parcerias com o SEMED (Secretaria Municipal de Educação) e com a Secretaria da Saúde.

Todas essas experiências resultaram em 250 volumes com 30 páginas, que foram distribuídos para as escolas da rede municipal de ensino de Juruti.
Após finalizar essa etapa, mais um projeto foi concluído com a sensação de que alcançamos nosso objetivo: fomentar o desenvolvimento da inclusão da PcD em Juruti.

Para realizar a leitura do Guia de Boas Práticas, clique aqui. E para conhecer mais sobre o projeto “As diferenças que ensinam e constroem” acesse aqui.

Se quiser conhecer outras histórias da ASID, clique no botão e baixe o nosso Relatório de Impacto.

O post Guia de Boas Práticas: histórias de inclusão em todo o Brasil apareceu primeiro em ASID Brasil.

Visite o site asidbrasil.org.br e conheça mais sobre a ASID Brasil.

Fonte

MH Cálculos - Fale com um Especialista
MH Cálculos - Fale com um Especialista

DEIXAR UMA RESPOTA

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui