TST: Tribunal homenageia constituintes negros no projeto “Gente que Inspira” 

0
83


A homenagem reconhece a luta dos parlamentares contra o racismo e pela inclusão de direitos na Constituição Cidadã





 





24/11/23 – O Tribunal Superior do Trabalho prestou homenagem, nesta sexta-feira (24), a quatro parlamentares negros que participaram da Assembleia Nacional Constituinte de 1987/1988: Paulo Paim, Benedita da Silva, Edmilson Valentim e Carlos Alberto Caó (homenagem póstuma). Sua contribuição para a elaboração da Constituição Federal de 1988 foi reconhecida na terceira edição do projeto “Gente que Inspira”, idealizado pelo TST para valorizar a pluralidade cultural e a diversidade humana a partir de trajetórias, vivências e experiências de pessoas que contribuem para promover uma sociedade mais justa e inclusiva. 

Os parlamentares tiveram relevante atuação no combate ao racismo e a suas implicações estruturais e para a inclusão das demandas do movimento negro na pauta dos debates que culminariam na Constituição Cidadã. Estiveram presentes à cerimônia o senador Paulo Paim e o ex-deputado federal, Edmilson Valentim. Por motivos de agenda, a deputada Benedita da Silva não pôde comparecer ao evento. 

Construção democrática 

Edmilson Valentim ressaltou que esta foi a primeira vez em que participou de um evento no Poder Judiciário abordando questões sobre a  discriminação racial e a luta contra o racismo. “Essa construção democrática  é fundamental  para termos uma sociedade inclusiva, com  instituições que respeitem  e valorizem a democracia e a diversidade racial”, ressaltou.

Vida longa 

Para o senador Paulo, sua atuação na Assembleia Constituinte  foi um momento ímpar por compor a bancada negra, formada por somente quatro parlamentares. “Tivemos grandes embates, mas também valiosas conquistas.  Ainda temos muito por fazer, pois a cidadania é um processo em constante evolução”, observou. 

Paim ressaltou que o compromisso com a democracia e a igualdade é inegociável em todas as suas dimensões. “Nossas vozes não irão se calar, e nossa luta continuará sendo persistente e cheia de esperança, desejando vida longa às políticas afirmativas, à Justiça do Trabalho e à democracia”, concluiu.

Agradecimento

Ao falar sobre  a sua trajetória como sindicalista, Paim lembrou que, muitas vezes, bateu às portas da Justiça do Trabalho durante  os movimentos grevistas. “Quantas vezes contei com a ajuda dos juízes do trabalho na busca pelo entendimento, e, se  hoje eu não fosse parlamentar, gostaria que, no meu currículo, estivesse escrito: ‘Paulo Paim, juiz do trabalho’”, resumiu.

Estado de Direito 

O presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes Corrêa, destacou que  importantes avanços foram conquistados pela atuação dos  homenageados. Entre eles está a inserção da palavra “racismo” no texto final da Constituição, em uma sociedade que insistia em  negar a existência da desigualdade social. 

Leio Bentes reforçou seu comprometimento com a luta dos homenageados na construção de  uma sociedade  antirracista, “premissa sem a qual não se pode  sequer pretender um Estado de Direito efetivamente justo,  inclusivo e democrático”.

Enajun

O Gente que Inspira- Constituintes Negros encerrou a programação do 6º Encontro nacional de Juízas e Juízes Negros (Enajun) e o 3º Fórum Nacional 3º Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e todas as formas de Discriminação (Fonajurd), realizados na sede do TST, em Brasília.

(Andrea Magalhães/CF)

$(‘#lightbox-imqg_ .slider-gallery-wrapper img’).hover(
function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 0);
}, function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 1);
}
);
$(document).ready(function() {
var imqg_autoplaying=false;
var imqg_showingLightbox=false;
const imqg_playPauseControllers=”#slider-imqg_-playpause, #slider-imqg_-lightbox-playpause”;
$(“#slider-imqg_”).slick({
slidesToShow: 1,
slidesToScroll: 1,
autoplay: imqg_autoplaying,
swipeToSlide: false,
centerMode: false,
autoplaySpeed: 3000,
focusOnSelect: true,
prevArrow:
”,
nextArrow:
”,
centerPadding: “60px”,
responsive: [
{
breakpoint: 767.98,
settings: {
slidesToShow: 3,
adaptiveHeight: true
}
}
]
});
$(“#slider-imqg_”).slickLightbox({
src: ‘src’,
itemSelector: ‘.galery-image .multimidia-wrapper img’,
caption:’caption’
});
});


Com informações da assessoria de imprensa do TST.

Fonte

MH Cálculos - Fale com um Especialista
MH Cálculos - Fale com um Especialista

DEIXAR UMA RESPOTA

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui