TST: Tribunal entrega comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho 2018

0
785



O Tribunal Superior do Trabalho realizou, nesta terça-feira (14), a solenidade de entrega das comendas da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho a 45 agraciados, entre ministros, personalidades, agentes públicos e instituições. A cerimônia, que ocorre anualmente desde 1970, homenageia quem se destaca no exercício de sua profissão, serve de exemplo para a sociedade ou, de algum modo, contribui para o engrandecimento do Brasil.

Instituições

Coube ao presidente do TST, ministro Brito Pereira, entregar a comenda às duas instituições homenageadas este ano. A primeira é o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 1954 e em 1981, o Acnur visa proteger os refugiados e promover soluções duradouras para seus problemas, com o intuito de garantir seus direitos humanos. No mundo, o Alto Comissariado atende cerca de 68 milhões de pessoas submetidas a deslocamento forçado e, no Brasil, tem escritório central em Brasília e unidades em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Boa Vista (RR).

A outra instituição que recebeu a comenda foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (Apae-DF). Fundada em 1964, ela atende gratuitamente pessoas com deficiência intelectual ou múltipla e desenvolve programas voltados para a educação profissional, o desenvolvimento acadêmico, a inserção e o acompanhamento no trabalho. Também oferece projetos de arte, esporte, cultura e lazer. A entidade beneficia cerca de 730 pessoas por ano.

Personalidades

Entre os agraciados em 2018, estão os ministros de Estado da Justiça, Torquato Jardim, e dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a advogada-geral da União, Grace Mendonça, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro, o ministro Luiz Alberto Gurgel, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), desembargador Romão Cícero de Oliveira.

Empregado mais antigo do mundo

Destaca-se também a comenda entregue ao empregado com mais tempo de serviço na mesma empresa, Walter Orthmann, que há 80 anos é empregado da RenauxView (antiga Indústrias Renaux S.A.), em Santa Catarina.  É um recorde mundial certificado pelo Guinness World Records. Ele agradeceu a homenagem, considerou-a importante e falou qual a receita para trabalhar por tantas décadas e não ter vontade de parar. “Não existe segredo. Precisamos cuidar de nossa saúde, ter uma boa dose de disciplina e gostar do que fazemos. Amo viver, amo acordar todos os dias e começar uma nova história”, afirmou.

O escritor, médium e orador espírita Divaldo Franco agradeceu o recebimento da comenda no Grau Comendador. “Recebo como um estímulo ao prosseguimento da luta e da doutrina espírita, sem a qual eu não estaria aqui”, destacou. “Agradeço aos nobres ministros que apoiaram, por unanimidade, a indicação do meu nome”.

Ordem do Mérito

A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (OMJT) é concedida em seis graus: Grão Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. As indicações dos agraciados são feitas pelos ministros do TST e pelo Conselho da OMJT, que analisa os nomes indicados e define a lista anual. O conselho é formado pelo presidente e pelo vice-presidente da Corte, pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, pelo ministro decano e por mais dois ministros indicados pelo Órgão Especial.

A galeria de fotos da solenidade está disponível no Flickr do TST.

(GS/CF)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
[email protected]



Com informações da assessoria de imprensa do TST.

Fonte

MH Cálculos - Fale com um Especialista
MH Cálculos - Fale com um Especialista

DEIXAR UMA RESPOTA

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui