TST: Servidores exaltam os benefícios da prática do yoga

0
192


No Dia Internacional do Yoga, conheça como a atividade auxilia os praticantes na busca pelo bem-estar físico e mental

23/06/2021 – Em tempos de muitas exigências e obrigações, com cada vez menos tempo para entregar resultados positivos, práticas relaxantes são válvulas de escape para buscar controle emocional e relaxamento. O yoga é um exemplo. Celebrada mundialmente no dia 21 de junho, a atividade é muito mais que um exercício físico. A adoção da data visa a conscientização dos benefícios de uma prática milenar, que visa à ampliação da consciência e da espiritualidade.

No Tribunal Superior do Trabalho (TST), vários servidores têm encontrado o equilíbrio necessário entre corpo e mente com a prática. O yoga é uma modalidade simples e acessível que tem ajudado muita gente no controle do estresse, da ansiedade, das dores no corpo, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem-estar e disposição. O melhor de tudo isso é que ela pode ser praticada por todos.

Mais concentração e foco

Carmem Feijó, servidora da Secretaria de Comunicação (Secom), é adepta do yoga há vários anos. Ela, inclusive, participou das aulas de yoga oferecidas pelo TST em Movimento. Para ela, a atividade ajuda no equilíbrio, flexibilidade e força. “Sob o ponto de vista mental, o yoga auxilia no foco, ajuda a acalmar e a controlar o estresse”, diz ela. A servidora exalta a importância de se manter mentalmente forte nos tempos atuais. “A prática traz conforto, além de uma melhor concentração e foco para aqueles que estudam e trabalham de forma remota”, destaca.

Por sua vez, o servidor Fabrício Surya, instrutor de yoga e meditação, coloca a prática como fundamental para quem busca equilíbrio interno e externo. “O yoga é para todos, basta querer. Ele traz a serenidade da mente, ajuda nas questões de ansiedade, melhora sintomas leves de depressão, diminui a pressão sanguínea, melhora o sono e traz mais motivação”, enumera Fabrício.

Já no que se refere ao local de trabalho, Fabrício acrescenta que pausas são extremamente importantes para que a mente respire e se reorganize. Nas pausas ativas, o yoga pode ser um grande aliado para sair do processo de repouso, por meio de uma atividade leve e acessível.

Yoga no TST

Desde o início da pandemia e as consequentes medidas de isolamento social, o programa TST em Movimento, em parceria com a Astrisutra, tem preparado diversas aulas com as mais variadas modalidades, a fim de auxiliar os servidores durante o teletrabalho. O yoga é um dos carros-chefe dos vídeos que estão no canal oficial do TST no YouTube. As aulas são ministradas pela instrutora Joana D`arc Araújo e fazem parte da série “Programa de Educação em Saúde”, lançada em 2020. 

(Lara Reina/RT)

Com informações da assessoria de imprensa do TST.

Fonte

MH Cálculos - Fale com um Especialista
MH Cálculos - Fale com um Especialista

DEIXAR UMA RESPOTA

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui