TST: Atenção Primária à Saúde: saiba mais sobre o significado dos termos referência e contrarreferência

0
693


Essa é a última reportagem da série especial sobre novo programa do TST-Saúde

08/04/2022 – São vários os mecanismos usados pela Atenção Primária à Saúde (APS) para atender, de forma contínua e sistemática, às necessidades das pessoas. Entre eles estão a Referência e a Contrarreferência em Saúde, que favorecem a troca de informações na rede de atenção, o trânsito do usuário entre as diferentes especialidades médicas e a continuidade do cuidado.

Esta é a quarta e última reportagem especial sobre Atenção Primária à Saúde, novo programa do TST-Saúde, que começou a funcionar no fim de 2021. O objetivo é promover cuidados em saúde por meio da prática de princípios, tais como integralidade e coordenação.  

Atenção global

O sistema de referência e contrarreferência em saúde foi criado para proporcionar a atenção integral ao paciente. Por meio de uma troca de informações eficaz entre os diferentes níveis de assistência, cria-se um ambiente propício à abordagem do indivíduo como um todo. Esse processo vem, então, para otimizar o funcionamento do sistema de saúde, proporcionando ao usuário atendimento adequado. 

“A referência se dá quando o médico de família faz um encaminhamento ao especialista da rede credenciada ao programa TST-Saúde, com as informações sobre o paciente. Já a contrarreferência ocorre quando esse especialista, devidamente treinado dentro do modelo, acessa o link enviado pela clínica de APS e preenche os dados de diagnóstico e da conduta que está sendo realizada com o paciente referenciado”, explica a servidora Marina Linzmayer, supervisora da Seção de Informações e Gestão de Contratos (SIGC) do Programa TST-Saúde.

Segundo ela, atualmente, o TST não possui uma Rede de Atenção em Saúde com especialistas. “A referência e contrarreferência estão sendo feitas com os especialistas da unidade virtual oferecidos pela clínica DOC, por meio de encaminhamento do médico de família. Nesse caso, o paciente já sai da clínica, caso deseje, com o agendamento realizado”, esclarece. 

Um processo de contrarreferência que não funciona adequadamente prejudica a integralidade do tratamento, dificultando a correlação entre patologias de diferentes áreas da medicina. Além disso, cria entraves para uma avaliação de longo prazo do paciente e para a adesão correta do indivíduo ao tratamento mais adequado. Por isso, é fundamental um único local para registro dos dados do paciente. “Não há perda de informações, porque tudo é registrado num único sistema”, conclui a servidora da SIGC. 

Programa

A Atenção Primária à Saúde é uma iniciativa que tem o objetivo de ser uma rede de apoio, tratamento, prevenção e cuidado da saúde dos servidores participantes do TST-Saúde e de seus dependentes.

Atualmente, o serviço está disponível na Clínica D.O.C Saúde Personalizada, localizada no Shopping DF Plaza, em Águas Claras. A nova modalidade não acarretará custos adicionais na mensalidade dos segurados. 

Saiba mais sobre o programa do TST-Saúde neste vídeo produzido pela equipe da TV TST:

(Rodrigo Tunholi/GS)

Leia mais:

Atenção Primária à Saúde: saiba como funciona e quais os objetivos

Atenção Primária à Saúde: entenda a linha de cuidado do programa

Gestor de Saúde: conheça o papel desse profissional no Programa de Atenção Primária à Saúde

Com informações da assessoria de imprensa do TST.

Fonte

MH Cálculos - Fale com um Especialista
MH Cálculos - Fale com um Especialista

DEIXAR UMA RESPOTA

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui