TRF4: Tribunal assina parceria com INSS para implantação do SEI (03/04/2019)

0
1167


Nesta tarde (3/4), o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Thompson Flores, e o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Renato Rodrigues Vieira, assinaram o acordo de cessão de uso do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), desenvolvido pelo TRF4. A solenidade ocorreu na sala de reuniões da Presidência, na sede do tribunal.               

Thompson Flores considerou a ocasião “um momento histórico de contribuição com um dos mais importantes órgãos federais”.  O presidente do TRF4 ainda parabenizou o instituto e definiu a assinatura do acordo de concessão como uma honra. O desembargador acrescentou que o SEI também proporciona uma uniformização entre diferentes órgãos. “Agora o INSS conversará com todos pela mesma linguagem”, completou o magistrado.

Com a implantação, o INSS fará a gestão dos seus processos administrativos com o uso do SEI, de forma digital e não mais física. Rodrigues Vieira enfatizou a importância da parceria, “é preciso ajustar todas as práticas e rotinas do INSS para o maior controle do tráfego de informação e, para isso, a evolução do processo administrativo físico para o digital é uma excelente ferramenta para combater a fraude, para o controle do erro administrativo e para evitar a fuga de informação”.

O coordenador do SEI, juiz federal Eduardo Picarelli, realçou a relevância do uso da tecnologia, “vai ser uma ferramenta muito importante para o INSS, vai dar transparência e agilidade aos processos administrativos”. Picarelli ainda lembrou que a parceria entre as duas entidades já é antiga, já que o eproc, sistema também desenvolvido pelo TRF4, é utilizado há cerca de uma década pelo instituto.

O encontro apontou ainda novas possibilidades. Conforme Thompson Flores, “o uso do SEI, pensando além, poderia desafogar as filas de consultas processuais do INSS”. Já o presidente do instituto reforçou que o gesto de hoje trará diversas soluções, “juntando a evolução de cultura com a de tecnologia nós vamos longe, porque vamos ter processos administrativos mais rígidos, mais seguros e mais sérios”.

Além dos presidentes das instituições e do coordenador do SEI, também estiveram presentes na ocasião o diretor de tecnologia da informação do TRF4, Cristian Prange, o diretor da divisão de desenvolvimento de sistemas de gestão do conhecimento do TRF4, Mairon Bathaglini a superintendente regional do Sul do INSS, Kathia Maria Moreira Braga, o diretor de atendimento do INSS, Clovis de Castro Júnior, o diretor de gestão de pessoas do INSS, Flávio Ferreira dos Santos, o procurador Alexandre Azambuja Cassepp e o assessor de comunicação social da superintendência regional do Sul, Gustavo de Paula.

SEI

O SEI foi totalmente criado por dois servidores do TRF4 em 2009 e hoje é usado por mais de 400 órgãos públicos em todo o país. Só no Poder Judiciário são mais de 40 instituições.

O direito de uso do SEI é cedido gratuitamente e permite a gestão eletrônica e simultânea das atividades administrativas, sem uso de papel, com a atuação dos setores envolvidos em tempo real, promovendo agilidade, sustentabilidade e economia de recursos. Atualmente, já são cerca de 2 bilhões de reais economizados pelos órgãos que seriam gastos somente com a compra de sistemas.

No meio eletrônico, os procedimentos estão sistematizados e disponíveis para consulta. Isso significa menos burocracia e mais celeridade.


Acordo foi assinado na sala de reuniões da Presidência (Sylvio Sirangelo/TRF4)

Presidente do INSS, Renato Rodrigues Vieira
Presidente do INSS, Renato Rodrigues Vieira (Sylvio Sirangelo/TRF4)

Presidente do TRF4, desembargador federal Thompson Flores
Presidente do TRF4, desembargador federal Thompson Flores (Sylvio Sirangelo/TRF4)

Representantes do TRF4 e do INSS estiveram presentes
Representantes do TRF4 e do INSS estiveram presentes (Sylvio Sirangelo/TRF4)

Com informações da assessoria de imprensa do TRF4.

Fonte

MH Cálculos - Fale com um Especialista
MH Cálculos - Fale com um Especialista

DEIXAR UMA RESPOTA

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui