SAP e APABB: impacto através do esporte

0
890


Os Jogos do Bem são um projeto da SAP que teve a ASID como executora em 2017, no Rio de Janeiro. Seu objetivo foi promover a inclusão por meio do esporte, propiciar o protagonismo da pessoa com deficiência e integrar voluntários e pessoas com deficiência. Para isso contamos com a APABB, Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade, que por meio do projeto Movimento já promovia o esporte para atletas com deficiência intelectual.

As modalidades praticadas no dia da ação foram natação, bocha e um circuito de obstáculos. Todas as atividades foram desenvolvidas integrando a participação dos atletas com voluntários. A ação se iniciou com a natação, que foi realizada em diferentes modalidades. Os voluntários realizaram a atividade dando suporte quando necessário e nadando no revezamento. Em seguida, todos se direcionaram para a bocha, voluntários e atletas formaram duplas e realizaram uma competição por eliminação, as duplas ganhadoras continuavam competindo para o jogo final eleger a dupla vencedora. Na última atividade, voluntários e atletas também foram divididos em duplas e deveriam percorrer um circuito que apresentava diversos obstáculos, enquanto os professores contavam o tempo que cada um levava para pontuar os vencedores ao final. Nas categorias também foram consideradas as capacidades de cada atleta para que houvesse premiação com medalha a todos.

Os atletas e suas famílias tiveram a oportunidade de sair da rotina, gerando motivação a mais para continuarem no esporte. Muitos deles se superaram no dia da ação, conseguindo trabalhar em duplas e realizando atividades que geralmente não realizam. Os alunos com autismo, principalmente, conseguiram interagir com os voluntários e superaram as expectativas dos professores. As famílias, por outro lado, ficaram orgulhosas em poder apresentá-los como vencedores.

Os voluntários puderam trabalhar lado a lado com pessoas com deficiência e perceber as suas capacidades para além das limitações, gerando, assim, um momento de sensibilização para a causa e a integração entre os participantes. Ações como essa tem o poder de gerar empatia para a causa da pessoa com deficiência ao mesmo tempo que integra voluntários, pessoas com deficiência, famílias e instituições.

Clique aqui e acesse mais histórias de impacto da ASID, acesse gratuitamente nosso e-book Investimento de Impacto:

Visite o site asidbrasil.org.br e conheça mais sobre a ASID Brasil.

Fonte

MH Cálculos - Fale com um Especialista
MH Cálculos - Fale com um Especialista

DEIXAR UMA RESPOTA

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui