O portal que vai levar a metodologia da ASID para milhares de instituições no Brasil

0
774


A ASID Brasil é uma organização criada para construir uma sociedade inclusiva e, para alcançar sua missão, a organização está desenvolvendo uma ferramenta online e gratuita, o Portal Juntos pela Inclusão.O portal tem como objetivo ser uma plataforma para conectar as instituições e construir uma Rede ASID cada vez mais forte e engajada. Para isso serão disponibilizadas para os usuários uma série de ferramentas, como:

  • Diagnóstico de gestão: com a realização do diagnóstico online, as instituições poderão trabalhar no desenvolvimento de suas competências e melhorar os pontos diagnosticados
  • Fórum: serão divulgadas as oportunidades, os eventos da Rede ASID e um canal para que as instituições se desenvolvam em conjunto e troquem informações
  •  Biblioteca: os usuários terão acesso à vários conteúdos sobre desenvolvimento para ofertar todo o conhecimento necessário para as instituições

Tudo começou em 2017 após o programa de voluntariado SAP Social Sabbatical pela SAP, uma empresa responsável pela criação de softwares de gestão de empresas. O programa consistiu no envio de três voluntários para o Brasil durante suas férias para mentorar a ASID a estabelecer objetivos para os próximos 10 anos. Além de auxiliar na formalização da ideia inicial os voluntários conseguiram um investimento da empresa para que o Juntos pela Inclusão saísse do papel.

Após o retorno dos voluntários SAP a seus países de origem, que são a Rússia, Estados Unidos e Israel, começou uma outra rodada de mentorias: encontros quinzenais com os voluntários da área de Tecnologia da Informação da Exxon Mobil. Os voluntários da empresa participaram do refinamento da ideia e na busca de um fornecedor para o Portal. Nessa etapa, também consultamos um conselho formado por algumas das instituições da Rede ASID com o intuito de entender sua linguagem, visto que serão as principais usuárias.

“Criar o Portal foi uma sacada muito boa, acredito que irá agilizar todo o processo de auxiliar as instituições.” – Sheila, representante da instituição Pequeno Cotolengo.

Instituições da rede ASID que foram consultadas:

A empresa selecionada para criar o portal foi a Method’s, nos últimos meses foram desenvolvidos o layout, o menu e a rotina do usuário dentro do portal com um design centrado na experiência do usuário. Em paralelo, a ASID trabalhou para levar o Índice de Desenvolvimento da Educação Especial (IDEE) para o universo digital.

O que é o IDEE:

  • O IDEE é uma metodologia criada pela ASID em 2010 e que recebeu prêmios nacionais e internacionais. Leva em consideração mais de uma centena de indicadores de 8 áreas de gestão das instituições a partir de entrevistas, análise de documentos e questionários, permitindo uma análise aprofundada e uma visão do que precisa ser feito para aumentar o impacto.

O passo seguinte são as chamadas trilhas de desenvolvimento, que tem como função auxiliar as instituições que realizaram seu diagnóstico de gestão online. A entrega do portal está previsto para agosto de 2018, quando iniciaremos a etapa de teste com as instituições conselheiras e identificar as oportunidades de melhorias na metodologia e a usabilidade.

Com isso, a ASID pretende construir uma Rede e criar conexões com instituições de todo o Brasil, levando informações, fomentando boas práticas e compartilhando conteúdos e ferramentas, para assim contribuir na formação de uma sociedade inclusiva.

Voluntários, instituições e equipe ASID reunidos em reunião sobre o Portal

Clique aqui e acesse o Relatório de Impacto da ASID, com essa e outras histórias:

O post O portal que vai levar a metodologia da ASID para milhares de instituições no Brasil apareceu primeiro em ASID Brasil.

Visite o site asidbrasil.org.br e conheça mais sobre a ASID Brasil.

Fonte

MH Cálculos - Fale com um Especialista
MH Cálculos - Fale com um Especialista

DEIXAR UMA RESPOTA

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui