Jornada de Desenvolvimento SAP promove voluntariado transformador

0
567


A ação proporcionou atividades dos voluntários da SAP na APAE Rio de Janeiro.

Voluntários da ação

O Ensina é um programa de voluntariado idealizado para impactar dois grupos simultaneamente: voluntários e pessoas com deficiência. Isso é feito por meio de atividades esportivas, gastronômicas, artísticas e musicais.

Durante o programa, o voluntário tem a missão de facilitar o aprendizado da pessoa com deficiência e incentivar ao máximo sua autonomia e desenvolvimento. Com isso, ganha de presente quebra de barreiras quanto à inclusão. Para a pessoa com deficiência o Ensina é uma oportunidade de inclusão, conhecer pessoas e desenvolver seu potencial.

Voluntariado

Durante o dia foram realizados 4 tipos de Ensina:

  1. Ensina na Cozinha: voluntários e pessoas com deficiência elaboraram em conjunto de três receitas (bolo mesclado, palha italiana e pão de queijo). Trouxe consigo a prática da gastronomia, que auxilia a pessoa com deficiência a entender o processo lógico da culinária, a conferir as medidas dos ingredientes além de elevar a auto estima.
  2. Ensina Artes: em decorrência do III Seminário APAE Rio, sobre a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla entre os dias 24 e 30 de agosto, as atividades de artesanatos desenvolvidas foram realizadas de modo a se tornarem uma exposição na Instituição. Além disso, houve a criação de uma horta a partir de materiais recicláveis.
  3. Ensina Esportes: teve como objetivo a inclusão social a partir de um circuito de atividades esportivas, nas quais voluntários e PcD interagiam entre si. Algumas atividades desenvolvidas foram: futsal, basquete e circuito de corrida.
  4. Ensina Música: graças as aulas de percussão realizadas pelos alunos da APAE, os voluntários puderam ter contato com instrumentos de percussão e com isso, no encerramento das atividades do dia realizaram uma apresentação em conjunto para todos os envolvidos do dia da ação.
  5. A ASID tem em um de seus pilares o fortalecimento do vínculo familiar como forma de desenvolvimento da pessoa com deficiência. Neste sentido foram realizadas rodas de conversas com o foco na pessoa com deficiência e guiadas pela APAE Rio. Foram debatidas ações terapêuticas e ações sociais para desenvolvimento.

Dados e resultados

  • 40 pessoas com deficiência participantes
  • +20 familiares
  • 113 voluntários da SAP
  • +400 horas de voluntariado
  • 9,8 foi a nota de satisfação dos participantes

A ASID se preocupa em coletar a opinião sobre a ação com todos os envolvidos. Foi criada uma pesquisa de satisfação específica para que pessoas com deficiência intelectual não alfabetizadas pudessem responder sobre o dia de forma mais independente possível e 100% afirmaram que aprenderam algo novo e que o dia foi bom.

Os voluntários também expressaram sua opinião!

“Ver e sentir a alegria das pessoas, como foi importante para elas a nossa presença e acho que todos que participaram como voluntários também se sentiram muito bem.”

Depoimento de um dos voluntários participantes

Quer conhecer mais ações de voluntariado?

O post Jornada de Desenvolvimento SAP promove voluntariado transformador apareceu primeiro em ASID Brasil.

Visite o site asidbrasil.org.br e conheça mais sobre a ASID Brasil.

Fonte

MH Cálculos - Fale com um Especialista
MH Cálculos - Fale com um Especialista

DEIXAR UMA RESPOTA

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui