Conheça algumas histórias de sucesso de pessoas com deficiência que foram incluídas em empresas
Quando ouvimos histórias de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, é normal pensar que ela é uma situação rara. Entretanto, toda pessoa com deficiência intelectual tem potencial de ser inserida em um emprego adequado e ter sua autonomia e potenciais desenvolvidos. Para que a sua instituição passe a trabalhar com inclusão de alunos, trouxemos alguns casos de sucesso realizados na Escola Especializada Primavera para você dar o primeiro passo.
LR, o aluno que entrou no O Boticário
Um dos fatores essenciais que fazem uma pessoa com deficiência intelectual entrar no mercado de trabalho é estímulo ao seu desenvolvimento desde cedo. O Aluno LR, por exemplo, nasceu com síndrome de Down e frequenta a Escola Especializada Primavera desde os 6 anos, sendo assistido nas áreas pedagógicas e clínica, este último frequentando a terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e serviço social. O acompanhamento faz com que ele aprimore seus potenciais e seja capaz de ter autonomia nas atividades.
O âmbito familiar de LR consistia apenas na mãe, que era a única responsável por ele desde os 10 anos, quando o pai faleceu. Com duas pessoas para serem sustentadas, ao incluir LR no mercado de trabalho, a família conta com mais uma renda para suprir as necessidades em casa.
Muitas vezes, a família da pessoa com deficiência intelectual fica insegura de acreditar que o familiar pode ser incluído em um emprego, muitas vezes por medo de perder a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou falta de conhecimento das habilidades das PcD. Por isso, foi realizado um trabalho com grupo terapêutico e reuniões para que a mãe do LR pudesse enfrentar seus medos e inseguranças e visse que o filho poderia ter mais autonomia.
Em pouco tempo e com um trabalho colaborativo entre a instituição, a PcDI e seu familiar, foi possível encontrar uma posição de trabalho adequada para aluno na empresa O Boticário. Hoje, LR trabalha, tem autonomia, se sente capaz e útil, e ainda contribui com o bem-estar e qualidade de vida da sua família gerando renda.
JR, a aluna que atua em uma grande rede de farmácias
O segundo case de inclusão que vamos contar é o da aluna JR, que nasceu com deficiência intelectual leve, sendo atendida nas áreas pedagógica e clínica no setor de terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e serviço social.
Com apenas 11 anos ela chegou na instituição com vários pontos a serem trabalhados, como autoestima, confiança e independência. Com as aulas e todo o trabalho desenvolvido, ela passou a ter segurança e otimismo, e foi inserida na sociedade tendo uma boa convivência com os demais, executando as atividades da rotina e aprendendo a importância de cuidar da sua higiene.
JR amadureceu, fortaleceu sua autoestima e começou a acreditar que poderia querer mais do seu futuro. A partir dessa evolução, a escola desenvolveu um trabalho de análise para identificar os interesses e potencialidades a serem desenvolvidas para que ela encontrasse um emprego adequado. Quando JR foi considerada apta para ser incluída, recebeu a proposta de trabalho em uma rede de farmácias e hoje é uma excelente colaboradora. A conquista trouxe ganhos para a aluna, tornando-a cidadã e capaz, além de melhorar o relacionamento com sua família, que hoje admira todo o potencial que ela tem.
Em um cenário onde menos de 5% dos brasileiros com deficiência estão no mercado de trabalho, cabe a população buscar que sejam feitas mais inclusões conscientes, prezando pela acessibilidade, adequação e desenvolvimento da PcD.
* Foram usadas as iniciais dos nomes para ocultar a identidade das pessoas.
Se quiser começar a inserir os alunos que estão aptos no mercado de trabalho, ou se você quiser cadastrar o currículo, clique no botão abaixo.
Se você faz parte de uma empresa que deseja incluir, entre em contato com a ASID, envie um e-mail para [email protected].
Acesse os vídeos e outros conteúdos da Campanha de Inclusão (clique para acessar):
- Caminhos para a sua instituição incluir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho
- Conheça a metodologia de instituições que fazem a inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho
- Histórias de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho
O post Histórias de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho apareceu primeiro em ASID Brasil.
Visite o site asidbrasil.org.br e conheça mais sobre a ASID Brasil.
Fonte