Conheça a possibilidade do emprego apoiado

0
566


Saiba o que é o emprego apoiado e os ganhos para a sua empresa

Atualmente, milhares de pessoas com deficiência (PcD) deixam de entrar no mercado de trabalho por falta de informação das empresas, das quais muitas ainda possuem inúmeras dúvidas sobre como funciona a inclusão e só a realizam para cumprir a cota. Para que as corporações façam a inclusão de maneira consciente, o emprego apoiado é um método recomendável e prático. Conheça como funciona e como começar a aplicar.

O que é emprego apoiado?

A metodologia de emprego apoiado existe há mais de 30 anos em países como Espanha, Canadá, Portugal e Estados Unidos, e sua principal característica é que toda pessoa com deficiência é capaz de entrar no mercado de trabalho desde que exista acessibilidade e o apoio necessário. Isso significa que cada PcD seja incluída de maneira atitudinal, ou seja, sem barreiras e estigmas, terá acompanhamento assistido para que suas habilidades e potencialidades sejam reconhecidas individualmente. Através do sistema, cada pessoa terá seu lado profissional desenvolvido para que cresçam na carreira, alcancem posições de trabalho adequadas e desafiadoras, e conquistem autonomia.

Como funciona o emprego apoiado?

A inclusão consciente através do emprego apoiado, não visa apenas cumprir a cota, mas sim promover impactos reais na vida das pessoas. A metodologia consiste na seguinte lógica: incluir a pessoa com deficiência e depois promover a capacitação para desenvolver suas potencialidades. Este processo é dividido em três etapas:

1. Perfil Vocacional

No primeiro momento é necessário encontrar os pontos fortes, desejos e as demandas que aquela pessoa necessita. Esta etapa realiza entrevistas com a PcD, seus familiares, o ambiente em que ela vive e sua rotina. 

2. Desenvolvimento do Emprego

Após traçar o perfil vocacional, é hora de encontrar uma vaga no mercado de trabalho que se encaixe com a pessoa com deficiência. Para isso, é realizado uma análise de função, que verifica todos os aspectos culturais da vaga e da empresa, sua adequação ao apoio que a PcD precisa e a acessibilidade. 

3. Acompanhamento pós-colocação

Com a contratação, chega a hora de verificar o andamento da inclusão. Quando a empresa e o colaborador estão prontos para o emprego apoiado, inicia-se a fase de acompanhamento contínuo, para certificar que a inclusão consciente está sendo preservada e também contribuir com o desenvolvimento da PcD.

Vale ressaltar que, além de todos esses pontos citados acima, a inclusão deve acontecer com todos os membros da empresa, realizando, por exemplo, vivências e workshops para que eles conheçam as deficiências e suas particularidades.

Assim, os colaboradores desenvolvem empatia e vestem, junto com a corporação, a camisa da inclusão de PcD.

Com o conhecimento da metodologia de emprego apoiado, ficou simples para a sua empresa compor o time de colaboradores olhando o potencial das pessoas com deficiência e estimulando o seu desenvolvimento profissional.

Agora que você já aprendeu sobre o assunto, que tal ter acesso a vagas exclusivas para PcD? Para isso, clique no botão abaixo e faça o preenchimento do currículo.

Se você faz parte de uma empresa que deseja incluir, entre em contato com a ASID, envie um e-mail para [email protected].

Acesse os vídeos e outros conteúdos da Campanha de Inclusão (clique para acessar):

  1. Caminhos para a sua instituição incluir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho
  2. Conheça a metodologia de instituições que fazem a inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho
  3. Histórias de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho
  4. Benefício de prestação continuada (BPC) ou trabalho?
  5. Conheça a possibilidade do emprego apoiado (você está aqui)
  6. Descubra onde seu filho com deficiência pode chegar
  7. E quando eu não estiver mais aqui? O que será do meu filho com deficiência?
  8. Saiba como aproveitar a mudança no mercado de trabalho para incluir pessoas com deficiência
  9. Como fazer a inclusão de pessoas com deficiência no mercado trabalho
  10. Descubra os benefícios para a sua empresa em incluir a pessoa com com deficiência intelectual
  11. Boas práticas de inclusão das pessoas com deficiência intelectual

O post Conheça a possibilidade do emprego apoiado apareceu primeiro em ASID Brasil.

Visite o site asidbrasil.org.br e conheça mais sobre a ASID Brasil.

Fonte

MH Cálculos - Fale com um Especialista
MH Cálculos - Fale com um Especialista

DEIXAR UMA RESPOTA

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui