A AAMPARA é uma das instituições que fazem parte da Rede ASID e tem como foco o atendimento de crianças e adolescentes com autismo. Após a realização de um controle financeiro, foi possível perceber que a organização estava com alguns problemas na área que poderiam resultar no fechamento da instituição. Tendo isso em vista, a ASID desenvolveu um projeto de gestão de crise com ações urgentes, seguindo o objetivo de reestruturar o seu modelo de negócios.
Várias medidas foram adotadas. A primeira ação foi destinada a captação de recursos, com a realização de um café colonial no restaurante “Mansão Merano” onde a própria equipe da AAMPARA e os familiares dos atendidos venderam os ingressos.
Em seguida, foi feita uma reunião com os pais e responsáveis dos beneficiários para explicar o momento pelo qual a instituição estava passando e solicitar a compreensão de todos. Em paralelo, também teve auxílio de alunos de graduação da FAE Curitiba, que apresentaram algumas ideias de modelo de negócios para a AAMPARA.
Por fim, foi realizado um planejamento para 2019 com base na planilha financeira do ano anterior. Esse foi um momento muito importante para traçar planos e metas concretos para captação, utilizando o modelo Canvas Business, que analisou a proposta de valor e fluxo de receitas da instituição, além de parcerias, atividades e recursos chave.
Com essas estratégias, a instituição pôde se desenvolver muito, resolver os problemas pendentes e garantir um crescimento maior para esse ano. Ainda existem inúmeros desafios pela frente, que propiciam aprendizados e colaboram ainda mais para a construção de uma sociedade inclusiva.
O post ASID Brasil realiza projeto de gestão de crise em parceria com a AAMPARA apareceu primeiro em ASID Brasil.
Visite o site asidbrasil.org.br e conheça mais sobre a ASID Brasil.
Fonte