Projeto Venha Fazer a Beleza Conosco promove a inclusão de pessoas com deficiência intelectual no trabalho

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O Grupo Boticário já é referência em inclusão e buscou a ASID Brasil para um novo desafio: incluir pessoas com deficiência intelectual. O projeto consiste em Ciclos de Contratação que envolvem:

  1. Identificação de demandas;
  2. Mapeamento de vagas;
  3. Prospecção de candidatos;
  4. Conscientização de líderes e equipes;
  5. Contratação; e
  6. Acompanhamento.

Contexto

O Grupo Boticário já é uma empresa reconhecidamente inclusiva: com aproximadamente 200 pessoas com deficiência no quadro de colaboradores segundo o Relatório de Sustentabilidade 2016, os esforços da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional na implementação dos Programas “Papo de Gente” e “Inclusão na Real” são ótimos exemplos da valorização dada pela empresa para as diferenças e pelo respeito com as pessoas.

Com a extensa experiência de inclusão de pessoas com deficiência física e sensorial, a empresa vislumbrou o desafio de incluir também pessoas com deficiência intelectual. Cientes da complexidade desse processo e visando executá-lo de maneira assertiva, o Grupo Boticário conta com o apoio da ASID Brasil na condução do seu programa de inclusão.

Objetivos do Projeto Venha Fazer a Beleza Conosco

Assessorar o Grupo Boticário no
processo de inclusão de pessoas com deficiência intelectual no intuito de
assegurar o desenvolvimento e crescimento destes dentro da empresa, com o
reconhecimento de seus talentos e potencialidades.

Plano de ação

Para atingir o objetivo do projeto foi estruturado o que denominamos de ciclos de contratação:

  1. O ciclo inicia com a identificação de demandas de contratações dentro da empresa, onde a equipe de Recursos Humanos (RH) continuamente mapeia oportunidades de inclusão de pessoas com deficiência intelectual;
  2. Frente as demandas, partimos para a fase de mapeamento de vagas que consiste em analisar os postos de trabalho e identificar o perfil dos candidatos a serem buscados;
  3. Diante das oportunidades mapeadas, são identificadas pessoas com deficiência, atendidas pelas instituição da Rede ASID, que apresentem o perfil buscado;
  4. Na sequência são realizadas vivências e atividades que possam aproximar os gestores às pessoas com deficiência (PcD) afim de sensibiliza-los, além de oportunizar novas experiências para as PcD;
  5. Após a vivência, RH e gestores selecionam os candidatos que se destacaram e é dada início ao processo de contratação, ao qual assessoramos junto à PcD, instituição e família; e
  6. Com a contratação realizada partimos para a orientação da equipe direta e acompanhamento pós inclusão – visando a construção de uma rede de apoio interna, garantindo a sustentabilidade da contratação.

Resultados alcançados

Os resultados alcançados nas articulações realizadas nos ciclos de contratação até o momento foram:

  • 4 pessoas com deficiência intelectual incluídas, para 2 delas trata-se do primeiro emprego;
  • 12 gestores e líderes sensibilizados e capacitados para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual; e
  • 11 postos de trabalho mapeados, com análise das oportunidades de inclusão.

História do primeiro emprego

Muito carismático, J. vem de uma família simples e bastante protetora. Após ser selecionado para auxiliar na parte administrativa da área de Operações Logísticas, foi encontrada muita resistência dele e de seus familiares para seu ingresso na empresa.

Dentre os desafios estavam: o desconhecimento de J. frente ao trabalho formal, o receio da família de abdicar do Benefício de Prestação Continuada (BPC), a descrença familiar frente a sua capacidade de trabalhar por ser analfabeto e, ainda, o medo de deixar que ele se locomovesse sozinho na cidade – a família nunca tinha permitido que ele saísse sozinho, nem mesmo para ir ao comércio próximo a sua casa!

Após diversas conversas, J. e a família toparam seguir com a contratação e hoje, 3 meses depois, é perceptível seu contentamento ao conquistar sua autonomia, enfrentando desafios com o apoio da equipe e de sua família – que hoje passou a acreditar muito mais em sua capacidade!

“É perceptível como J. esta mais maduro! Tem apresentado mais facilidade para se expressar, sua fala esta menos infantilizada e tem feito menos brincadeiras!”

F., diretora da instituição onde J. realiza atividades artísticas.

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Fonte

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