Movimento + Inclusão leva sensibilização na causa para centenas de pessoas

0
765


O Movimento + Inclusão é uma iniciativa da empresa Thales Group, em parceria com a ASID Brasil, e propõe uma semana de sensibilização e conscientização de colaboradores frente a causa da pessoa com deficiência. 

Para isto o movimento foi divido em três ações principais, denominadas: Campanha, Roda de Conversa “Quintal de Casa” e Workshop “Diferenças que constroem”.

O Movimento + Inclusão aconteceu em 2019, entre os dias 11 de novembro e 14 de novembro.

O detalhamento das ações, assim como os números alcançados e impacto estão relatados na sequência.

Campanha

A Campanha aconteceu durante os quatro dias do Movimento + Inclusão. Com o objetivo de levar informação e conscientizar colaboradores da empresa Thales sobre a causa da pessoa com deficiência (PcD) através de banners, cartilhas, cartazes e e-mails, a Campanha foi dividida em duas frentes:

  • Direitos da PcD: nos dias 11/11 e 12/11 foram divulgados quais são os direitos da PcD perante lei e alguns dados importantes sobre a causa; e
  • Boas Práticas: nos dias 13/11 e 14/11 os colaboradores tiveram acesso a informações sobre Boas Práticas a serem realizadas com a PcD.

Através desses materiais, os colaboradores conheceram a causa da pessoa com deficiência e aprenderam como lidar com situações em sua rotina, seja na inclusão da PcD no trabalho ou no dia a dia.

Banners da Campanha em exposição na empresa
Cartilhas de conscientização

Roda de Conversa: Quintal de Casa

Diante do objetivo de aproximar os
colaboradores da empresa da causa da pessoa com deficiência foi identificada a
oportunidade de convidar colegas de trabalho com deficiência para que
compartilhassem suas histórias e vivências.

Denominada “Quintal de Casa”, cinco colaboradores com deficiência foram convidados à participar de uma Roda de Conversa. O momento foi mediado pela Amanda Lyra, também PcD, que direcionou aos convidados questões abordando a descoberta da deficiência, a relação com a família, as conquistas de cada um e as barreiras encontras na sociedade.

Os espectadores também puderam
participar: além do esclarecimento de dúvidas junto aos PcD, eles também foram convidados a
relatarem como era trabalhar com cada um dos colaboradores que estavam a
frente.

O momento trouxe reflexão para
todos e tornou ainda mais claro que o respeito é imprescindível.

Roda de Conversa Quintal de Casa

Workshop Diferenças que Constroem

Vislumbrando tratar do tema da inclusão da PcD na sociedade, passando pela compreensão da diversidade e da responsabilidade de cada um em promover práticas inclusivas, outra ação do Movimento + Inclusão foi o Workshop “Diferenças que Constroem”.

Com um público selecionado de líderes e gestores, o momento foi iniciado com uma contextualização sobre diversidade e privilégios, trazendo em destaque dados da PcD no Brasil. Na sequência foram realizadas duas dinâmicas:

  • A primeira é intitulada de “Mitos e Verdades”, onde os participantes são convidados a discutir perguntas e respostas a respeito de questões comuns que envolvem a causa.
  • Já a segunda dinâmica é denominada “Café Sensorial”. Nela cada participante vivencia uma deficiência, podendo refletir de for empática a experiência de ser uma pessoa com deficiência.

A atividade foi encerrada com uma roda de conversa visando trazer a troca de percepções e enfatizar a presença de barreiras – que impedem que a PcD tenha uma participação plena na sociedade.

Números

  • 28 Participantes no Quintal de Casa e Workshop
  • 5 Pessoas com deficiência ativas no projeto
  • 350 colaboradores sensibilizados

Impacto

Através da Campanha, os colaboradores tiveram acesso a informações muitas vezes desconhecidas sobre a causa da pessoa com deficiência. Com isso, o contato com divulgações e informações sensibilizaram os colaboradores, tornando-os mais inclusivos tanto no trabalho quanto em sua rotina social, entendendo as diferenças e potencial de cada um.

Entre os participantes, 66,7% se declararam muito satisfação com o Movimento + Inclusão.

Importantíssimo, para demonstrar o quanto nós é que temos que nos adaptar a eles e não o contrário.

Depoimento de participante

Eu gostei muito disso, e também senti respeito. Então espero que aqui na empresa a gente continue crescendo e respeitando uns aos outros.

Depoimento de participante

Alguns participantes do Movimento + Inclusão após a Roda de Conversa Quintal de Casa

Conclusão

Ações como essa  promovem uma alta sensibilização nos
colaboradores, conhecendo mais a causa da pessoa com deficiência e então,
tornando-os pessoas mais inclusivas no mercado de trabalho e em outras rotinas.

Através do Quintal de Casa e Workshop, gestores têm a oportunidade de estarem próximos dos colaboradores com deficiência conhecendo suas visões e realidades. Assim, tornam suas equipes mais inclusivas, gerando maior diversidade, melhor trabalho em equipe e inovação.

Quer conhecer mais projetos?

O post Movimento + Inclusão leva sensibilização na causa para centenas de pessoas apareceu primeiro em ASID Brasil.

Visite o site asidbrasil.org.br e conheça mais sobre a ASID Brasil.

Fonte

MH Cálculos - Fale com um Especialista
MH Cálculos - Fale com um Especialista

DEIXAR UMA RESPOTA

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui