Construindo uma educação inclusiva em Juruti-PA

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Com a missão de construir uma educação inclusiva em Juruti, o Instituto Alcoa e a ASID foram até o interior do Pará.

Dessa forma o projeto “As Diferenças que Ensinam e Constroem” teve como objetivo apoiar o município de Juruti na inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares.

Assim este objetivo foi atingido por meio do fortalecimento do papel transformador e de liderança dos gestores das escolas regulares. A cidade possui 119 escolas, sendo que 44 delas atendem alunos com deficiência. Totalizando 157 pessoas com deficiência (PcD) matriculados na rede municipal.

Etapas para construir uma educação inclusiva

O primeiro passo consistiu em realizar um diagnóstico da inclusão escolar. Para isso foram realizadas entrevistas na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e em 12 escolas, tanto rurais quanto urbanas. Portanto possibilitou uma visão sistêmica da educação de PcD na cidade.

As áreas analisadas foram:

  • Gestão escolar, capacitação e atitude inclusiva
  • Liderança escolar
  • Acessibilidade arquitetônica
  • Envolvimento da família
  • Apoio da secretaria de educação e acesso/atendimento na saúde

Dessa forma foi possível perceber a importância da liderança na inclusão e a carência de informações sobre o assunto. Além disso o relatório apresentou 4 eixos:

  1. Formação de lideranças inclusivas para inspirar cada vez mais os gestores a continuar no caminho da inclusão e disseminarem para toda sua equipe o espírito de liderança.
  2. Capacitação de gestores, que visou desenvolver o conceito de inclusão. Para assim trabalhar com mais propriedade e implementar novas práticas de inclusão nas instituições que estão sob seu comando.
  3. Compartilhamento de práticas e conhecimentos sobre inclusão com a junção de materiais e informações gerais sobre as deficiências, cases de sucesso de inclusão e boas práticas de outras escolas.
  4. Empoderamento da SEMED, para que ao fim do projeto a Secretaria conseguisse dar continuidade e suporte às práticas de inclusão adotadas pelas escolas.

Após o diagnóstico, foi realizada uma formação para os gestores das escolas. De maneira que foram trabalhados conceitos como liderança inclusiva, conhecimento das deficiências e estudos de casos para discussão.

A capacitação foi importante para desmistificar conceitos, sensibilizar quanto à causa e trazer a inspiração para serem líderes cada vez mais inclusivos.

Alguns dos integrantes do projeto

Implementação de boas práticas de inclusão escolar

Assim a última etapa foi a elaboração do Guia de Boas Práticas de Inclusão, que reuniu casos de sucesso de escolas de Juruti e de todo o Brasil. Então esse material foi disponibilizado para as escolas do município junto com mentorias da ASID para tirar as ideias do papel.

Faça o download gratuito do Guia de Boas Práticas de Inclusão Escolar:

Em resumo, foi verificada a implementação de 11 boas práticas de inclusão. Dessa forma esse projeto foi um marco para a cidade de Juruti, que terá uma rede municipal ainda mais inclusiva, impactando na vida de milhares de pessoas.

Impacto em números:

  • 22 escolas municipais
  • 272 pessoas
  • 114 alunos com deficiência
  • 11 práticas de inclusão implementadas
  • +800 horas de projeto

Depoimento

Podemos afirmar que no município de Juruti tivemos muitos avanços na educação inclusiva. E isso é devido ao sucesso de parcerias de suma importância. Dessa forma tivemos o privilégio de contar com o apoio do projeto: As diferenças que ensinam e constroem. Do Instituto Alcoa em parceria com a Secretaria de Educação – SEMED e com execução da ASID Brasil. De maneira que foi muito relevante pois trouxe para as escolas orientações, discursos e reflexões sobre a importância de práticas inclusivas no contexto escolar. Pois não basta apenas sensibilizar os professores que vão receber as crianças com deficiência em suas classes. Assim é preciso que a escola enquanto responsável na formação do indivíduo, se conscientize do seu verdadeiro papel e acima de tudo respeite e valorize a diversidade.

Dilene de Jesus da Silva, Coodenadora de Educação Especial de Juruti-PA

Deseja conhecer mais histórias como essa? Então acesse o Relatório de Impacto da ASID:

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Fonte

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