escola

Olá Pessoal, hoje estou querendo tecer alguns comentários que há muito tempo devia ter feito sobre o ensino de cálculos judiciais, principalmente em pós graduações de cursos de cálculos judiciais espalhadas pelo país, em contrapartida o projeto ESCOLA DE CÁLCULOS.

Desde sempre questionei os padrões de ensino dos cálculos judiciais independente da matéria. Como aluno fiz apenas 2 cursos de perícia e me frustrei e tais questionamentos aumentaram a medida que comecei a ser convidado para dar aulas nas instituições de ensino. Sempre fui firme no meu objetivo principal que é repassar o conhecimento de forma integral, mas infelizmente não é esse o caminho das instituições ou da sua maioria, até o ponto que desisti das instituições de ensino e resolvi desenvolver aquilo que realmente me importava e da forma como acreditava que isso seria possível.

O porquê do “fracasso” das instituições no quesito cálculos judiciais eu não sei te responder, mas acredito que grande parte da responsabilidade está em manter antigos padrões de ensino e acreditar que eles ainda são válidos e corretos nos dias de hoje.

Se você pegar a grade de conhecimento das instituições pode se sentir maravilhado, mas eu como Perito e educador te digo que muito pouca coisa serve realmente…porque o que eles tentam ensinar é o superficial, é o teórico leviano e fazem isso por no mínimo 18 meses. Imagine você estudar por um semestre inteiro as alterações no Novo Código Civil que para nós peritos não muda praticamente nada de relevante, pelo menos não para mim que sempre adotei as recomendações que agora são obrigações… não para um semestre inteiro.

Como você vai aprender a fazer algum tipo de cálculo com alguém te dizendo o que fazer e não como fazer…provavelmente ele também não saiba porque a grande maioria dos que lecionam a matéria de cálculos usam de planilhas prontas de cálculo…. e isso é um erro, FATAL! Como você vai conseguir explicar teus cálculos se não é o autor(a) do desenvolvimento de todas as etapas do cálculo, inclusive a leitura processual? Pessoas terminam a pós graduação e o que realmente importa pouco sabem, sentem-se inseguras e despreparadas, são instruídas a pegar informações da internet e confiar seu sucesso em sites e empresas que nunca viu na vida… essa é a pós graduação atual. Lembre-se montar números qualquer um faz, agora, defender os números em função dos diversos questionamentos inclusive técnicos com segurança é para poucos.

É comum interessados nos cursos do projeto Escola de Cálculos ligar no escritório e dizer que fazem pós graduação, aí eu faço algumas perguntas/questionamentos pois eles dizem que já possuem determinado conhecimento e bingo…infelizmente não aprendem o que realmente importa. A perícia é uma profissão de muita responsabilidade, mas não precisa de um diploma de pós graduado para ser perito (não que não seja importante), você precisa sim ter segurança e conhecimento acima de tudo, pois é através dos teus números precisos que vai ganhar confiança do juiz e clientes pelo país e não pelo diploma.

Quando iniciei minha carreira como perito tive muita dificuldade para encontrar materiais ou cursos, inclusive presenciais, que me auxiliassem no desenvolvimento dos cálculos judiciais e, o mais importante, que desenvolvessem a capacidade lógica para resolver problemas e encontrar soluções. Quando recebemos um processo temos um problema que começa da base, na leitura, na interpretação processual e da visualização do trabalho que deve ser feita antes mesmo de começar a montar uma planilha de cálculos.

A Pericia Judicial não é algo que se lê ou que se vê…é um caminho que deve ser vivenciado! Quando vivemos aprendemos, quando aprendemos é pelo que vivenciamos experimentando ou fazendo. A pericia não é diferente, você jamais vai aprender sem vivenciar um processo do início ao fim.

A Escola de Cálculos não vai ensinar somente como fazer cálculos, ensinamos você a ser PERITO, buscando em você o melhor perito que pode ser! Não pense o quão difícil será essa jornada de conhecimento, mas, vislumbre seu futuro brilhante e saiba que você não estará sozinho.

O projeto é inovador e muito desafiador, na plataforma você terá todos os recursos necessários para alcançar seus objetivos, desde vídeos aulas, exercícios, provas com processos reais, metodologias de apresentação dos cálculos…você será testado ao máximo! Levarei a você todas as dificuldades que tenho no escritório e tudo que precisei fazer para continuar sendo reconhecido no judiciário de todo país. Teremos a oportunidade de conversar sobre muitas coisas, inclusive sobre como entrar no mercado de trabalho, caminhos para nomeações judiciais e muito mais.

A partir do momento que me confias seus sonhos, o mínimo que posso fazer é dar o melhor de mim. Tenho muita convicção de que a Escola de Cálculos é um projeto transformador e transmitirá a você muito mais do que conhecimento jurídico ou melhores práticas da expertise financeira. Transmitimos a segurança e confiança para apresentar seus números, adquiridos através do conhecimento, prática em processos reais e muita, mas, muita dedicação.

Não tenho a pretensão de ser mais do que uma pós graduação, até porque o projeto ESCOLA DE CÁLCULOS tem outro “core” que é a formação de Excelentes Peritos e não alunos. Estou aqui sendo sincero como em todos os meus posts e por ter certeza de que a ESCOLA DE CÁLCULOS está no caminho certo para ser o mais imersivo, desafiador e gratificante projeto de ensino considerando os pilares abaixo:

  1. Aprendizado para saber (learning to know):  Fornecer as ferramentas cognitivas necessárias para compreender melhor o mundo da perícia e suas complexidades, e para fornecer uma base apropriada para a aprendizagem futura.
  2. Aprendendo a fazer (learning by doing): Fornecer as habilidades que permitiriam aos alunos efetivamente elaborar os cálculos em todas as etapas e processos através do próprio conhecimento.
  3. Aprender a ser (learning to be): Fornecer habilidades auto-analíticas e lógicas para que os alunos possam desenvolver o seu potencial como Perito(a) aliando conhecimento e vivência profissional.Para conhecer a ESCOLA DE CÁLCULOS clique aqui

Grande abraço e sucesso a todos,
Marlos Henrique