Como vai todos? torço para que sempre estejam bem…
Hoje quero escrever sobre algo que realmente me exigiu nos cálculos revisionais bancários, não por ser difícil, mas por não ter informações claras e de fácil acesso e se chama COMISSÃO DE PERMANÊNCIA. O que é? Para que serve? Onde eu acho? parece até chamada do “Globo Repórter” hehehe…. Então comissão de permanência é um encargo cobrado pelas instituições quando o cliente está em mora, ou seja, em atraso.
Ela só pode ser cobrada quando em atraso, qualquer cobrança da comissão de permanência em período de inadimplência é indevido. A comissão de permanência é uma taxa remuneratória, como se fosse uma taxa de juros, geralmente ao mês, mas que poucos bancos informam qual a taxa e os que informam demonstram sem preocupação nenhuma a taxa elevadíssima e abusiva que acaba por onerar excessivamente o tomador do empréstimo ou qualquer outra operação financeira. Em um outro momento vamos falar sobre o entendimento do Banco Central e orientações da justiça e súmulas para esse tipo de cobrança, sendo que neste momento vamos abordar como se calcula.
Que tal, antes de entender todos os critérios e segredos do cálculo da comissão de permanência, baixar nossa planilha modelo para facilitar ainda mais a absorção do conhecimento. Com fórmulas e muito mais. Basta clicar no botão abaixo 🙂
É um procedimento relativamente simples nos cálculos revisionais bancários, como falei anteriormente geralmente é fixado em percentual com base na variação mensal. Para exemplificar no modelo de cálculo vamos supor que a taxa de comissão de permanência é de 4,35% a.m. O primeiro passo é saber qual a data de vencimento da obrigação financeira e qual a data de pagamento…pode ser a data do cálculo que está fazendo ou alguma data que a justiça indicar processualmente, mas vamos supor que eu tenho um financiamento cuja parcela mensal é de R$ 980,35 e que a última parcela do contrato tem o vencimento em 15/05/2016, ela não foi paga e preciso calcular qual o valor da comissão de permanência para a data do cálculo que estou fazendo que é a data de hoje 27/06/2016.
Passo 1: Saber qual a taxa da comissão de permanência
Passo 2: Identificar data de vencimento e a data final para cálculo dos encargos de mora
Passo 3: Calcular o número de dias entre o vencimento e a data do cálculo
Passo 4: Dividir a taxa mensal de comissão de permanência por 30 para descobrir a taxa diária
Passo 5: Multiplicar o número de dias pela taxa diária calculada
Passo 6: Multiplicar a taxa calculada no passo 5 pelo valor da parcela original
Valor da comissão de permanência: R$ 61,12 e prontooooooooooooo…. já sabemos como calcular a comissão de permanência. Se em algum momento lhe for solicitado o cálculo desse encargo já sabe como fazer.
Pode ser também que a comissão de permanência seja calculada de forma exponencial, ou seja, pelo critério de juros compostos. Suponha que a taxa mensal seja de 4,35%. O Primeiro passo é descapitalizar ela em dias através da fórmula (1+4,35%)^(1/30)-1, assim achamos a taxa diária descapitalizada e depois capitalizamos pelo número de dias em atraso. Simples 🙂
Se quiser ter acesso a planilha de como calcular a comissão de permanência, bem como ver as fórmulas do excel que uso para isso e também ideia de layout adequado basta clicar aqui.
Abraço e espero que tenha te ajudado, essa é a meu objetivo sempre.