Pessoal tudo bem? Resolvi escrever este post com a ideia apresentar de forma única sobre o que eu gostaria em um curso de cálculos judiciais e fico muito feliz em dizer que o projeto ESCOLA DE CÁLCULOS nada mais é do que esse meu ideal, meus ensaios e desejos inseridos neste projeto tão especial, o qual vejo caminhando a passos seguros e constantes.
Eu como estudante de perícia sempre fui autônomo, mas não porque quis que o caminho fosse solitário, mas porque não tinha opção nenhuma de ensino, suporte de conhecimento e ajuda. Os Peritos que conheci na minha jornada inicial sempre me viram como concorrente direto e nunca me ajudaram ou quando tentavam ajudar escondiam aquilo que chamam de “segredo do cálculo” com exceção de um JOÃO MATIAS, mas isso é outra história.
Nunca dei bola pra isso e segui em frente, estudando, aprendendo, errando, aprendendo, acreditando, acreditando e seguindo no caminho. Os cursos de perícia que eu fiz (foram 2) só me fizeram acreditar o quanto é mentiroso esse ensino de cálculos judiciais. Sempre saía dos cursos com muito mais dúvidas do que quando comecei e os professores estavam mais preocupados em passar o conteúdo do que repassar o conhecimento. É triste porque investi dinheiro (que era pouco), tempo e expectativas…só me frustei com isso.
A medida que o escritório foi sendo reconhecido a nível nacional (tribunais de todo o país) fui convidado a palestrar para um grupo de contadores judiciais em Tocantins, depois em Rondônia, depois em Fortaleza, Paraná e assim por diante…Me sentia muito bem porque me exigia muito em repassar o conhecimento de forma integral, sincera e muito verdadeira… da forma como aqueles que estão lá me assistindo merecem… no mínimo o meu melhor. Os pedidos por cursos foram frequentes e não mais limitados aos servidores judiciais, mas o público em geral.
Tenho um indicador de avaliação dos meus cursos que é o seguinte: 1. Como era seu conhecimento na matéria antes e depois do curso? 2. Quanto esse conhecimento vai contribuir para o seu aperfeiçoamento profissional? Sempre tive excelentes avaliações nesse sentido e percebi com os vários feedback de alunos, Juízes, Desembargadores e até Ministros parabenizando os cursos, o que me mostrava que estava no caminho certo, mas ainda não era o final, mas só o começo.
Durante dois anos (DOIS ANOS) fiquei tentando responder a seguinte pergunta: COMO POSSO CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DE EXCELENTES PERITOS OU AQUELES QUE DESEJAM INGRESSAR OU SE APROFUNDAR NA PERÍCIA JUDICIAL? Foi quando comecei a projetar uma plataforma on-line que me deixasse muito mais próximo do aluno do que no curso presencial, que as aulas fossem muito didáticas, práticas e acima de tudo sem segredos, que as avaliações fossem como métricas do conhecimento, que o aluno fosse o responsável por todo o seu desenvolvimento e de suas planilhas com o conhecimento adquirido, que eu estivesse sempre presente e que ao final do curso tanto eu como o aluno tivéssemos certeza de que cumprimos a nossa missão com êxito.
Queria que existisse um curso assim na minha época e fui agraciado pela oportunidade de ser capaz de criar um projeto de ensino tão relevante e sincero. Contribuir não apenas no projeto de formação de um Perito ou de aprofundamento, mas contribuir nos seus sonhos, nos anseios que sempre estão presentes em cada passo de melhora pessoal e profissional.
Escola de Cálculos é isso…é sincero, intenso, difícil, maravilhoso, complicado, desafiador, recompensador e vai exigir de você mais do que imagina, mas quer saber…não vai estar sozinho porque juntos somos mais, não só eu e você, mas todos aqueles que participam do projeto compartilhando experiências e contribuindo para o sucesso de cada um e de todos.
Que tal ser aquilo que sonha? Eu confio em você.
Seja sempre alegria e sucesso.
Abraços,
Marlos Henrique