STF: Dias Toffoli participa de mesa-redonda no Tribunal Constitucional da Alemanha

0
28


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, esteve nesta terça-feira (15) no Superior Tribunal de Justiça e no Tribunal Constitucional Federal, na cidade de Karlsruhe. No STJ alemão, Toffoli conheceu o funcionamento da instituição e participou de mesa-redonda sobre experiências e desafios comuns às Cortes Constitucionais.

“Temos desenvolvido um diálogo muito intenso com as Cortes alemãs, e a conclusão a que chegamos é que enfrentamos desafios parecidos, em um mundo no qual as Cortes Supremas e Constitucionais são convocadas pela sociedade a resolver questões complexas e controvertidas”, disse Dias Toffoli.

Dentre as similaridades entre os dois países, o ministro destacou os julgamentos de conflitos entre órgãos de Estado e o papel da instituição nos litígios envolvendo unidades da federação e suas competências político-administrativas, legislativas e tributárias. 

Durante a mesa-redonda com juízes do Tribunal Constitucional Federal, o presidente do STF, ao lado do presidente do Tribunal Constitucional, Andreas Vosskuhle, apresentou as competências do Supremo. “Ao conhecer melhor o Judiciário brasileiro, os juízes alemães se mostram impressionados com a quantidade de processos que cada Tribunal e cada juiz julgam por ano no Brasil”.

A delegação brasileira também é integrada por ministros e pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha; por desembargadores e juízes federais; e pelo presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fernando Mendes.

 

Assessoria de Comunicação da Presidência

Com informações da assessoria de imprensa do STF.

Fonte

Fale com um Especialista

DEIXAR UMA RESPOTA

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui