Descubra os benefícios para a sua empresa em incluir a pessoa com com deficiência intelectual

0
12


Conheça alguns dos motivos para que a sua empresa contrate pessoas com deficiência intelectual

A Lei Nº 8.213, de 24 de Julho de 1991 prevê que empresas que possuem 100 colaboradores ou mais, são obrigadas a incluir em seu time uma porcentagem de pessoas com deficiência (PcD). Porém, a inserção de PcD no mercado de trabalho ainda gera muitas dúvidas para a área de recursos humanos das empresas, principalmente quando se trata da inclusão de pessoas com deficiência intelectual (PcDI). Para desmistificar o assunto, trazemos alguns dos benefícios para a sua empresa em incluir a PcDI.

O que é a deficiência intelectual? 

A deficiência intelectual é um transtorno de desenvolvimento que faz com que as pessoas tenham um nível cognitivo e comportamental abaixo do que é esperado para a sua idade cronológica. Isso significa que pessoas com DI tenham dificuldades para solucionar problemas, compreender ideias abstratas, formar vínculos afetivos e, em alguns casos, fazer atividades cotidianas.

Com o diagnóstico precoce, a pessoa com DI pode ter o desenvolvimento do seu potencial e adquirir o máximo de independência possível em sua rotina, sendo capaz de levar uma vida saudável, com bem-estar e qualidade.

A pessoa com deficiência intelectual pode entrar no mercado de trabalho?

A pessoa com deficiência intelectual é capaz de se desenvolver e aprender novas competências dentro de suas limitações. Como o nível de deficiência é distinto para cada PcD, é ideal que a empresa que vai praticar a inclusão adapte o ambiente para aquele colaborador. A adaptação por parte da empresa vem desde o processo inicial de contratação da pessoa com DI.

Entendendo o cenário escolar dessas pessoas e todos os déficits resultantes dessa trajetória, se faz necessário mudanças na maneira de recrutamento e seleção. As exigências feitas por parte da empresa e a forma de avaliação das aptidões, devem passar a ter uma ótica mais ampla e detalhada. Isso significa que será necessário compreender as características e habilidades da pessoa, assim como suas limitações, e encontrar a melhor forma de incluí-la no time de maneira saudável.

Algumas dessas adequações podem estar relacionadas ao ambiente de trabalho, fornecendo um local propício para a concentração, assim como a delegação de atividades, que devem estar de acordo com suas capacidades. É neste âmbito que a inclusão consciente atua, respeitando o cidadão e suas individualidades.

Benefícios para a empresa que contrata uma pessoa com deficiência intelectual

A inclusão consciente no mercado de trabalho é quando uma empresa contrata pessoas com deficiência não somente para cumprir a cota estabelecida por lei, mas sim, para proporcionar uma nova oportunidade para estas pessoas e os demais colaboradores. Ao montar uma equipe de trabalho inclusiva, são inúmeros os ganhos no dia a dia e desenvolvimento da corporação:

1. Empresa se torna mais humana

Ao incluir pessoas com deficiência intelectual, a empresa se torna mais humana, pois, valoriza as competências de cada colaborador e busca desenvolver o potencial máximo de cada membro da equipe. A valorização humana é dar possibilidades para que cada cidadão encontre e exerça a sua melhor capacidade.

2. Contribui para o fim do preconceito

Uma corporação que conta com pessoas com deficiência no quadro de funcionários contribui para o fim do preconceito e a construção de uma sociedade inclusiva, destacando o potencial das pessoas e mostrando que todos podem conviver e aprender juntos, cada um dentro de suas aptidões.

3. Melhora a cooperação da equipe

Ao conviver com diferentes tipos de deficiência, o colaborador passa a respeitar mais o próximo e desperta o senso de responsabilidade, sendo pertencente a esta realidade atuando para melhorar a cooperação da equipe no desenvolvimento de tarefas. Um estudo do Instituto Alana e a consultoria McKinsey mostra que a inclusão de pessoas com deficiência gera o desenvolvimento de comportamentos nos demais colaboradores, entre outros resultados. Clique aqui para acessar o estudo na íntegra.

4. Melhora a acessibilidade

Ao empregar PcD, a empresa precisa trabalhar a acessibilidade em diversos fatores, desde arquitetônicos, passando pelos comunicacionais, até os atitudinais. Isso promove a saúde organizacional e mostra o quanto cada pessoa é importante dentro das suas competências e torna todo o processo mais inclusivo e horizontal. A legislação brasileira possui, inclusive, regras estabelecidas para mudanças estruturais que visem a inclusão, como, por exemplo, para receber um cadeirante. Vale ressaltar que as normas devem ser seguidas ou a corporação está sujeita à multa.

5. Empresa é reconhecida pela inclusão consciente

Ao trabalhar a inclusão, a empresa não só estimula os colaboradores como passa a ser reconhecida pela atitude de maneira positiva para o mercado e claro, para a equipe, que se sente envolvida com a causa. Como resultado também há o atingimento da cota imposta pela lei, gerando uma economia de custos.

6. Profissionais mais engajados 

A inclusão também reflete diretamente no engajamento da equipe, já que as pessoas se envolvem e compartilham dos mesmos valores da empresa, se sentem motivadas e almejam construir carreira dentro de um grupo que eles acreditam fazer a diferença.

Agora que você já sabe os benefícios que a empresa ganha em incluir pessoas com deficiência intelectual no quadro de colaboradores, que tal aprofundar os conhecimentos e acessar nosso Kit sobre a Inclusão de pessoas com deficiência no Mercado de trabalho?

Você é uma pessoa com deficiência ou responsável legar por uma e quer acessar oportunidades de trabalho? Clique no botão abaixo e realize o cadastro do currículo sem custos:

Se você faz parte de uma empresa que deseja incluir, entre em contato com a ASID, envie um e-mail para [email protected].

Acesse os vídeos e outros conteúdos da Campanha de Inclusão (clique para acessar):

  1. Caminhos para a sua instituição incluir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho
  2. Conheça a metodologia de instituições que fazem a inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho
  3. Histórias de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho
  4. Benefício de prestação continuada (BPC) ou trabalho?
  5. Conheça a possibilidade do emprego apoiado
  6. Descubra onde seu filho com deficiência pode chegar
  7. E quando eu não estiver mais aqui? O que será do meu filho com deficiência?
  8. Saiba como aproveitar a mudança no mercado de trabalho para incluir pessoas com deficiência
  9. Como fazer a inclusão de pessoas com deficiência no mercado trabalho
  10. Descubra os benefícios para a sua empresa em incluir a pessoa com com deficiência intelectual (você está aqui)
  11. Boas práticas de inclusão das pessoas com deficiência intelectual

O post Descubra os benefícios para a sua empresa em incluir a pessoa com com deficiência intelectual apareceu primeiro em ASID Brasil.

Visite o site asidbrasil.org.br e conheça mais sobre a ASID Brasil.

Fonte

DEIXAR UMA RESPOTA

Por favor insira o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui