Novo no Site? Crie uma Conta


Login

Esqueceu a sua senha? (fechar)

Já possui uma conta? Faça Login


Cadastre-se

(fechar)

Recupere a sua senha

(fechar)
Dúvidas Frequentes
Home

Dúvidas Frequentes

Nesta seção, buscamos esclarecer praticamente todas as dúvidas que você possa ter sobre a Escola, profissão de perito, conteúdo, metodologia, pagamentos e muito mais. Para quaisquer outras dúvidas e/ou esclarecimentos acesse no chat ao final da página.

Dúvidas sobre o Plano Premium

Como funciona a mentoria em cálculos judiciais?

Exclusivo para alunos do PLANO PREMIUM.

A mentoria em cálculos judicias tem com o objetivo de ensinar tudo que temos disponível na Escola de Cálculos referente a cursos de Cálculos Judiciais, encontros on line para ampliar a troca de conhecimento, grupo de whatsapp para ter um contato com o professor e com peritos no país inteiro, desafios para  deixar o aluno pronto para quando for nomeado/contratado, enfim, a mentoria busca transformar o aluno em um perito confiante e seguro do que faz, ou seja, um excelente perito.

Você terá a oportunidade de acompanhar de muito perto o desenvolvimento pericial junto ao professor Marlos Henrique (economista), que hoje é referência em praticamente todos os tribunais de justiça do país e com ele definir os seus caminhos na perícia e crescer não apenas como profissional, mas como pessoa através do compartilhamento da vivência do dia a dia do escritório MH Cálculos.

O que são os Encontros On Line ao Vivo?

Exclusivo para alunos do PLANO PREMIUM.

Quinzenalmente os mentores da Escola de Cálculos fazem um encontro on line ao vivo para esclarecer dúvidas recorrentes dos alunos, novas decisões judiciais e como atuar, estratégias de captação clientes, fatos ocorridos no dia a dia e como lidar, entre outros assuntos que auxiliam os alunos premium a se desenvolverem na área.

Todos os encontros são gravados e disponibilizados na plataforma.

Como funciona o grupo de Whatsapp?

Exclusivo para alunos do PLANO PREMIUM.

O grupo de Whatsapp é um canal para troca de experiência, materiais e dúvidas entre os alunos premium. É um canal para a aproximação dos alunos. Neste grupo também são trazidas ao conhecimento dos alunos diversas dificuldades do dia a dia das perícias elaboradas pela MH Cálculos que tem como objetivo compartilhar as soluções e desafios nos processos judiciais reais.

Como funciona o Fórum da Escola?

Todos os alunos têm um canal de dúvida para interagir com o professor sobre os assuntos estudados nas aulas.

Somente os alunos do PLANO PREMIUM possuem um canal exclusivo para dúvidas de matérias não abordadas nos cursos.

Dúvidas sobre os Planos

O que se aprende no Plano de Formação de Peritos?

O plano de Formação Pericial é a base de tudo, de verdade! Neste curso vamos viver a perícia de forma imersiva, pensar como Perito, solucionar problemas como Perito, nos tornar Peritos. A perícia não se aprende, se vivencia. Você vai aprender neste plano que cálculo é uma parte não tao grande do trabalho pericial e que temos que ir muito mais a fundo. Temos que aprender a ler e interpretar processos, pois é a partir das tuas convicções que os números serão elaborados.

Você será levado ao limite, pois a perícia não é fácil e meu objetivo nunca vai ser facilitar, pelo contrário. Vamos desenvolver a capacidade lógica (pensar como perito) através do conhecimento matemático e jurídico, enxergar cenários e possibilidades de cálculo. Vamos aprender a habilidade de transformar nossos pensamentos em planilhas lógicas e intuitivas.

Não existe outro caminho para a perícia judicial, se não se tornando um Perito. Trabalharemos sempre com processos reais e situações do meu dia a dia como Perito.

Ao final deste curso você está apto(a) para elaborar inúmeros cálculos judiciais de diferentes matérias, através dos desafios, e ainda teremos tempo para conversar sobre como iniciar na perícia (marketing) e também sobre o posicionamento do profissional de perícia frente as necessidades judiciais como perito do juízo (documentos periciais, propostas, valores de cálculo e muito mais).

Nunca se esqueça, se torne um PERITO(A)! Na escola de cálculos você será sua melhor versão.

O que se aprende no Plano de Cálculos Trabalhistas?

Os cursos de cálculos trabalhistas I, II e III foram desenvolvidos para que a evolução do conhecimento fosse gradativa, à medida que a dificuldade dos cálculos vão aumentando. A matéria trabalhista é muito complexa e cheia de detalhes que fazem toda a diferença nos números.

No plano trabalhista você vai aprender absolutamente tudo de cálculos trabalhistas, desde a base que é entender conceito de verbas, contagem de tempo, proporções, critérios de cálculo de praticamente todas as principais verbas deferidas judicialmente (horas extras, diferenças salariais, periculosidade, insalubridade, comissões, multas, verbas rescisórias, juros moratórios, INSS, IRPF e muito, mas muito mais). Neste plano vamos aprender a realizar cálculos trabalhistas de verdade, não como ensinam por aí, dando planilhas e passando o conhecimento superficialmente. Vamos ver cada aula, assunto e matéria com muito detalhamento, sem segredos. Quero que você seja um excelente Perito trabalhista e entenda tudo dessa área.

É uma trajetória maravilhosa, mas o caminho é longo e não pode ser feito com pressa, assim como nada na perícia, não há atalhos, mas tenho certeza que ao final deste plano, com você construindo todo trabalho pericial, desde a leitura do processo, síntese processual, desenvolvendo a lógica de cálculos e as próprias planilhas, você será um Excelente Perito Trabalhista. Ser autor de todo o desenvolvimento dos cálculos te dará uma segurança incrível para defender os seus cálculos, que é o mais importante… não pense que não haverão discussões/embargos no teu trabalho, mas com o conhecimento e precisão, não ha discussão.

Veja a grade de conteúdo dos cursos e se prepare, porque vai precisar!

O que se aprende no Plano de Cálculos Revisionais Bancários?

Antes de pensar em fazer cálculos revisionais bancários, você precisa se tornar uma instituição financeira e vou te explicar o porquê. Eu preciso entender e conhecer de verdade todas as engrenagens bancárias e suas aplicações nos contratos bancários. Eu só posso afirmar ou propor uma revisional bancária se souber exatamente como o banco esta pensado, como ele aplica encargos, mora, formas de amortização, leitura e interpretação de contratos e muito mais.

Dominar a forma como os bancos atuam no mercado em todas as suas vertentes de cálculo, me possibilita mostrar ao juízo todas as irregularidades que são realmente repassadas ao tomador do empréstimo. Muitas vezes o contrato não é abusivo, mas quando domino a matéria eu consigo saber exatamente o que está sendo cobrado e se essas questões cobradas estão pactuadas ou não e se ferem o entendimento atual dos Tribunais.

Lógico que além de todos os segredos bancários, vamos estudar possibilidades de recálculos nos principais tipos de contratos bancários. Vamos estudar a fundo o entendimento dos tribunais e instancias superiores sobre todas as matérias correlatas as revisionais bancárias. O objetivo deste plano é garantir números exatos e entendimento sólido nas revisionais bancárias.

O que se aprende no Plano de Cálculos Previdenciários?

Os cálculos previdenciários são aqueles destinados a revisão de benefícios concedidos pelo INSS, seja aposentadorias, auxílios, pensões, entre outros. A legislação previdenciária vem sofrendo muitas alterações ao longo do tempo, que refletem diretamente na metodologia de apuração do valor devido de cada benefício e é a partir daí que começa nossa jornada no previdenciário, pelo domínio das principais formas de apuração dos benefícios previdenciários concedidos pela autarquia federal. Logicamente como todos os cursos da escola, vamos aprender a ler e interpretar os principais documentos fornecidos pelo INSS, que serão a nossa base de informações de cálculo e também para a identificação de possíveis revisionais.

Entender como se calcular o valor do INSS de acordo com as leis e tipos de benefícios é primordial para que possamos pensar em montar os cálculos com as diferenças, seja para cálculos inicial ou execução de sentença.

Já no segundo curso vamos estudar as principais teses revisionais previdenciárias com muito detalhamento. Outra parte importante é aprender a calcular as diferenças entre o valor devido recalculado e o valor pago pelo INSS. Nesta parte do cálculo há muitas, mas muitas peculiaridades, acerca da atualização monetária, juros de mora, proporções, reajustes, 13 salário e outros que podem arruinar o seu cálculo ou deixá-lo perfeito e esse é o objetivo do plano previdenciário… transformar você em referencia na matéria.

Dúvidas sobre a Profissão de Perito

O que são os Cálculos Judiciais? E qual o papel do perito judicial?

Praticamente todos os processos ajuizados nos tribunais, sejam eles cíveis, trabalhistas e federais em um determinado momento necessitarão apurar valores questionados. Os cálculos judiciais abrangem inúmeras áreas como por exemplo: questionam a relação de trabalho entre empregado e empregador, contratos bancários, aposentadorias concedidas pelo INSS, dívidas diversas, enfim, o universo dos cálculos é muito vasto, mas é inegável o Papel do Perito, pois a justiça só será efetivamente conquista em um processo judicial, se os números elaborados refletirem com exatidão as orientações contidas nas decisões processuais ou entendimento atual dos Tribunais.

O Perito tem grande relevância não apenas no judiciário, mas para a Sociedade em geral, pois somos instrumentadores da justiça e fazemos isso através dos números. Se orgulhe muito por buscar o caminho para se tornar esse excelente profissional. A Justiça precisa de você!

Quais são as matérias de cálculos judiciais que o perito financeiro pode atuar?

Cálculos Trabalhistas
Cálculos Cíveis
Cálculos Bancários
Cálculos Previdenciários
Cálculos Atuariais (somente para economistas e atuário)
Cálculos Tributários
Perícia Contábil (somente para contadores)

Qual a formação que preciso ter para atuar como perito financeiro?

Ciências contábeis, Administração, Economia e Matemática.

Algumas formações que habilitam como administrador também são aceitas.

Como eu sei que estou habilitado para atuar como perito?

Você deve ter o diploma nas formações aceitas e estar regular no conselho de classe.

Vale destacar que a partir do final de 2016, somente para contadores, o Conselho Federal de Contabilidade emitiu a NBC PP 02 criando o exame de qualificação técnica para o perito contábil.

Como é iniciar uma carreira profissional como perito(a) financiero?

A carreira de Perito exige muito mais do que a maioria das outras profissões, pois ela não te dá margem de erro (comece a pensar o tamanho do problema que você pode ter ao apresentar cálculos equivocados). Não há atalhos no aprendizado da perícia e ela só deve ser iniciada a título profissional quando você estiver pronto para ela… não tenha pressa!

Você tem dois caminhos a percorrer, o primeiro deles é se tornar perito do juízo e o segundo caminho é trabalhar no mercado sendo perito dos advogados, sejam eles defensores da parte Autora ou da parte Ré. No curso de Formação Pericial de alto Rendimento falo sobre essas escolhas e como me desenvolvi na perícia.

Os alunos do PLANO PREMIUM tem acesso a todos os encontros ao vivo já realizados onde já abordei inúmeras vezes meu posicionamento sobre o assunto, inclusive temos inúmeros encontros onde falamos sobre estratégia de marketing, estratégia de formulação de preços e como entrar corretamente no mercado de trabalho.

O mercado de cálculos judiciais no Brasil?

É só você pensar o número de processos judiciais que tramitam no país e o número de advogados. Com os processos digitais tramitando no judiciário, não há mais barreira de localidade, você pode atender demandas do país inteiro. O que vai te credenciar a se manter neste vasto mercado da perícia judicial é a tua competência em elaborar um trabalho preciso e seguro juridicamente.

Dúvidas sobre a Escola

A Escola de Cálculos é válido como pós graduação?

Não, a Escola de Cálculos foi criada como uma plataforma de cursos livres voltada a desenvolver a formação pericial nas mais diversas matérias do direito (cível, trabalhista, bancária e previdenciária), bem como a prática dos cálculos judiciais.

Saiba que o mais importante não é a titulação, mas sim o nível do teu conhecimento e domínio dos cálculos. No âmbito judicial, seja você perito do juízo ou dos advogados das partes, será avaliado não pelos seus títulos, mas pela capacidade de elaborar números precisos e o nível de contribuição para o desenvolvimento da justiça através do seu trabalho pericial.

Eu nunca desenvolvi cálculos judiciais ou sou um iniciante, quais cursos são recomendados pela Escola de Cálculos?

Nenhuma atividade profissional pode ser exercida sem o básico, aquele conhecimento que é o pilar da matéria. Por isso que criamos os cursos de Formação de Peritos que tratam de cálculos de baixa e média complexidade, porém, que são utilizados em todos os tipos de cálculos.

São duas opções que sempre recomendamos:

1. Se matricular no PLANO FORMAÇÃO DE PERITOS; ou
2. Se matricular no PLANO PREMIUM que abrange todos os cursos de cálculos judiciais, do básico ao avançado.

O que são os Desafios Periciais?

Exclusivo para alunos do PLANO PREMIUM.

Nosso objetivo principal sempre será a formação de excelentes Peritos. Pensando sempre em aproximar cada vez mais nossos alunos da realidade e prepará-los para o que está por vir na sua carreira de perito, criamos os DESAFIOS PERICIAIS. Estes desafios são uma completa imersão no dia a dia do perito, onde o aluno viverá a profissão perito através de atuação completa elaborando os cálculos de processos reais, respondendo a embargos das partes através de manifestação/petição, responder a quesitos, obedecer prazos judiciais e muito mais.

É uma atividade complementar que faz a diferença na caminhada de aprendizado da Escola. É simplesmente FANTÁSTICO! Você sendo Perito pra valer!

Quando posso iniciar os estudos?

Após a confirmação do pagamento o sistema liberará automaticamente o acesso aos cursos matriculados.

Para os pagamentos realizados por meio de boletos e necessário aguardar a compensação do boleto pela instituição financeira.

Após a confirmação do pagamento por meio de cartão de crédito o sistema libera o acesso aos cursos em minutos.

Ao finalizar os cursos recebo certificado?

Você receberá o certificado de conclusão de cada curso após ser aprovado na prova final, lembrando que a nota mínima é 7.0.

Os certificados são válidos para o Programa de Educação a Continuada do Conselho Federal de Contabilidade?

A Escola de Cálculos já passou pela fase de aprovação no Conselho Regional de Contabilidade e estamos aguardando a publicação do Conselho Federal de Contabilidade para poder incluir nossos cursos no sistema de pontuação.

Como faço para fazer minha matrícula?

1. Acesse esse link.
2. Escolha os cursos ou planos que deseja se matricular
3. Faça seu cadastro
4. Preencha os dados de pagamento
5. Após a confirmação do pagamento o sistema irá enviar um email liberando o acesso aos cursos.

Tenho quanto tempo de acesso disponível nos cursos?

Para os planos e cursos o acesso é de 12 meses.

Dúvidas sobre Metodologia

Como é a metodologia de ensino da Escola de Cálculos?

A metodologia da Escola é única, desafiadora e imersiva. Faz com que você realmente se torne esse excelente Perito(a) que deseja ser. Todos os cursos são dotados de análise minuciosa não somente da parte numérica financeira, mas também da parte jurídica, pois precisamos dominar o entendimento dos tribunais para elaborar excelentes números, nunca se esqueça: transformamos palavras em números.

Para a obtenção do conhecimento integral de cada matéria você terá acesso a apostilas, vídeos, elaboração de cálculos no excel, desafios, avaliações, provas e um vasto conteúdo complementar que o ajudarão no processo de domínio da matéria. Ao final de cada curso não só eu, mas você terá a certeza de que está apto a seguir em frente, com segurança! Toda a trilha de aprendizado foi desenvolvida para que não haja nenhuma falha no caminho, entretanto, deve ter muita certeza da sua escolha ao ingressar na Escola de Cálculos, pois esse caminho depende mais de você do que de mim (Marlos Henrique).

Como são aplicadas as provas?

As provas são objetivas de múltipla escolha, sendo 7 a nota mínima para aprovação no curso.

Existe alguma sequência obrigatória dos cursos?

Todos os planos possuem uma sequência lógica do entendimento das matérias abordadas.

Plano Formação de Peritos: Leitura e Interpretação Processual, Excel para Cálculos Judiciais, Construindo sua Planilha de Atualização Monetária e por último Formação Pericial de Alto Desempenho.

Plano Cálculos Trabalhista: Cálculos Trabalhista I, Cálculos Trabalhistas II e Cálculos Trabalhistas III.

Plano Cálculos Bancários: Introdução para os Cálculos Revisionais Bancários, Cálculos Revisionais de Financiamentos e Empréstimos e Cálculos Revisionais de Cheque Especial.

Plano Cálculos Previdenciários: Cálculos Previdenciários I e Cálculos Previdenciários II.

No Plano Premium o aluno deve passar primeiro pelos cursos de Formação de Peritos. Após aprender o pilar dos cálculos judiciais o aluno pode seguir a especialização que deseja.

Dúvidas sobre Pagamento

Quanto tempo eu tenho para desistir da compra?

Todos os planos tem 7 dias para desistência, contados a partir da data da compra.

Sendo necessário notificar o cancelamento pelo email [email protected] que devolvemos todo o seu dinheiro.

Após esse prazo não há devolução dos valores.

Quais são as formas de pagamentos?

São aceitos pagamentos por cartão de crédito ou boleto bancário.

O valor da compra pode ser parcelado?

Os planos e cursos podem ser parcelados em até 3x sem juros

Somente o PLANO PREMIUM é uma assinatura mensal de 12 meses de R$ 259,90.

Tem algum desconto?

Sim, lidamos com descontos progressivos conforme os planos matriculados:

O valor total dos cursos é de R$ 6.998,80.

O valor total dos planos, excluindo o plano premium, é de R$ 4.399,60 (desconto de 37%).

O valor do PLANO PREMIUM é de R$ 3.118,80 (desconto de 55%).

O valor do PLANO PREMIUM a vista R$ 2.800,00 (desconto de 60%).